Campanha Vocacional 2022: Atraídos por uma Canção

CAMPANHA VOCACIONAL

Para chegar até o tema desta campanha, a equipe de animação vocacional contou com o auxílio do Ministério Jovem da Comunidade Canção Nova. Embasados no tema interno da formação geral deste ano, procuraram colher de Deus qual era a “profecia a ser cumprida” pelo vocacional.

O fundador, Monsenhor Jonas Abib, afirma que existe uma “Canção Nova”, uma música nova, que é do homem novo, da nova criatura, do Mundo Novo. Dom Stanislaw Rylko, durante sua homilia no Reconhecimento Pontifício em 2008,  ao falar do Salmo 96, que deu o nome para a Canção Nova, recordou as falas de Santo Agostinho: “O homem novo sabe qual é o canto novo”.

A canção tem força de atração, e ela despertará as vocações que estão adormecidas, porque elas se sentirão atraídas por essa canção. Monsenhor Jonas diz que quem é Canção Nova atrai pelo jeito de ser Canção Nova: “Não é uma questão de esforço, de se esforçar para ser Canção Nova cá e lá, para promover a Canção Nova ou atrair para ela. Essa é a graça que nos é dada. Onde estamos, somos Canção Nova”, afirmou o fundador.

Então, o mote da promoção vocacional, até o final de 2023, é: “Atraídos por uma Canção. Ouse responder a este chamado de Deus”.

Outro ponto importante analisado é que os jovens estão muito acomodados com a vida fácil e prática encontrada no mundo hoje. Não existe mais uma firme decisão em “deixar tudo” para corresponder ao chamado de Deus. “É mais fácil permanecer na minha vida, na minha paróquia, no meu trabalho, com meu namoro…” Para seguir a voz que chama é preciso muita ousadia. Os jovens precisam se sentir desafiados: “Ouse responder a este chamado de Deus”.

Durante a Jornada Mundial da Juventude, no Campo da Misericórdia nos arredores de Cracóvia, na Polônia, em 2016, Papa Francisco pediu a uma multidão de jovens que “não sejam substitutos” na vida e que não “vegetem” comodamente no “sofá” da vida.

“A verdade é outra: queridos jovens, não viemos a este mundo para vegetar, para passá-la comodamente, para fazer da vida um sofá no qual adormecemos. Ao contrário, viemos para deixar uma marca”, estimulou o santo padre. Francisco disse ainda que o tempo em que estamos vivendo, hoje, necessita de jovens com sapatos, melhor ainda, com as chuteiras calçadas. Só aceita jogadores titulares na quadra”, convocou o Pontífice.

PAPA FRANCISCO AOS JOVENS

Acesse: Íntegra do discurso do Papa

Papa Francisco: Na vida, porém, há outra paralisia ainda mais perigosa e difícil, muitas vezes, de identificar e que nos custa muito reconhecer. Gosto de chamá-la de a paralisia que brota quando se confunde a FELICIDADE com um SOFÁ/KANAPA. Sim, julgar que, para sermos felizes, temos necessidade de um bom sofá. Um sofá que nos ajude a estar cômodos, tranquilos, bem seguros. Um sofá – como os que existem agora, modernos, incluindo massagens para dormir – que nos garanta horas de tranquilidade para mergulharmos no mundo dos videojogos e passar horas diante das telas . Um sofá contra todo o tipo de dores e medos. Um sofá que nos faça estar fechados em casa, sem nos cansarmos nem nos preocuparmos. Provavelmente, o «sofá-felicidade/kanapa-szczęście» é a paralisia silenciosa que mais nos pode arruinar, que mais pode arruinar a juventude. «E por que acontece isto, padre?» Porque, pouco a pouco, sem nos darmos conta, encontramo-nos adormecidos, encontramo-nos pasmados e entontecidos. Anteontem, falei dos jovens aposentados aos vinte anos; hoje, falo dos jovens adormecidos, pasmados, entontecidos, enquanto outros – talvez os mais vivos, mas não os melhores – decidem o futuro por nós. Certamente, para muitos, é mais fácil e vantajoso ter jovens pasmados e entontecidos que confundem a felicidade com um sofá; para muitos, isso resulta mais conveniente do que ter jovens vigilantes, desejosos de responder, de responder ao sonho de Deus e a todas as aspirações do coração. Vós – pergunto eu, pergunto a vós – quereis ser jovens adormecidos, pasmados, entontecidos? [Não!] Quereis que outros decidam o futuro por vós? [Não!] Quereis ser livres? [Sim!] Quereis estar vigilantes? [Sim!] Quereis lutar pelo vosso futuro? [Sim!] Não vos vejo muito convencidos… Quereis lutar pelo vosso futuro? [Sim!]

ACAMPAMENTO PRÓ-VOCAÇÃO

O Pró-vocação, que tem como proposta “provocar novas vocações para o nosso Carisma e para a Igreja” era um encontro de apenas um dia. Porém, neste ano, será entre os dias 5 e 7 de agosto, tornando-se assim o primeiro acampamento vocacional da Comunidade Canção Nova. O evento tem como tema central: “Atraídos por uma Canção” e será transmitido pela TV Canção Nova, podendo chegar a todos os que se sentem chamados à Canção Nova em qualquer estado ou País que estiverem.

O objetivo deste acampamento é apresentar o carisma Canção Nova com toda sua beleza e jovialidade, que é tão atual para evangelização neste mundo contemporâneo. Queremos também, através desta animação vocacional, despertar as vocações ao carisma Canção Nova.

Contamos com a sua participação no acampamento, para celebrarmos também o mês vocacional! #Divulgue em suas redes sociais! @vocacionalcn

Deus abençoe você! Tenha a coragem de responder ao chamado de Deus.

 

Por

Dayane Silva e Leila Lima

Missionárias da Comunidade Canção Nova na forma de compromisso no núcleo.

 

 

Comments

comments