Como é ser celibatária(o) no carisma Canção Nova?

“Sendo toda para Deus, me faço toda para os irmãos.”

“O celibato é um dom. A iniciativa é de Deus que cria a pessoa para este estado de vida. Pelos sinais dos acontecimentos, a pessoa se descobre assim chamada por Deus. Dócil à descoberta feita, a pessoa assume com generosidade” (Estatuto Semente, art. 108).

De fato, o celibato é um dom. Experimento e posso testemunhar que é, primeiramente, um dom para mim, pois recebi de Deus esse convite especial, um chamado a ser toda d’Ele, exclusiva d’Ele. E, depois, o celibato é um dom também para a comunidade. Porque o celibato não é para mim mesma, pois, sendo toda para Deus, me faço toda para os irmãos. Deus me fez celibatária para Ele e para as almas. Por amor a Ele, posso transbordar amor para os outros. E tudo por causa do Reino dos Céus. Para indicar o Reino, onde Ele será Tudo em todos.

Como celibatária, sou chamada a amar a todos, mas a possuir somente uma pessoa: Jesus Cristo. Assim, na vida fraterna, ser aquela que tem um coração livre, generoso, sem posses nem apegos; ser aquela que tem um coração disposto para amar e servir. Sou chamada a ter um coração dilatado como o de Jesus, para que haja espaço para todos. Desse modo, busco cultivar um cuidado especial pelos irmãos, tendo um olhar atento às suas necessidades, mas de forma discreta e acolhedora. Não complicando a vida e os relacionamentos, mas dando leveza e promovendo a comunhão, gerando vida e não morte.

E isso só é possível por meio da vida de oração. Pois, o celibatário traz em si uma real necessidade de intimidade com Deus e, por isso, busca estar com Ele a todo tempo. Deseja ouvir seus direcionamentos, colher suas inspirações e trazer tudo isso para a vida comunitária. Buscando em tudo fazer a vontade do Amado.

2º Compromisso temporário de Celibato/ Arquivo pessoal

.: Como esposas de Cristo
.:Viver a vocação no dia a dia

Como celibatária, tudo fazer por causa de Cristo e da missão

Na dimensão do ser trabalhador na Canção Nova, a celibatária, como esposa de Cristo, é aquela que tem como prioridade em sua vida ocupar-se das coisas de Deus. E, com isso, descobrir a alegria de fazer tudo “por Cristo, com Cristo e em Cristo”. Cultivar no coração a disposição e a prontidão para os trabalhos e atividades próprias da missão, servir ao Senhor e aos irmãos na hora e no tempo que for necessário.

Humanamente, pode parecer desafiador, mas a graça que o Esposo libera em minha alma supera tudo. Hoje, sou muito feliz, vivendo o meu 2º ano de compromisso temporário de celibato pelo Reino dos Céus. E quero prosseguir rumo ao compromisso definitivo. Na certeza de que a mão do Senhor que me escolheu é a mesma que me conduzirá e guiará meus passos. Acolhi ao apelo de Jesus em ser somente d’Ele e, com a minha vida, quero proclamar que vale a pena ser toda de Deus!

Que Jesus te abençoe, um abraço fraterno!

 

 

 

 

 

 

 

Comments

comments