Pressa, Atitude e Ousadia: Como Maria, responda a Deus no Pró-Vocação 2023!

O dia do chamado

Era Festa de Cristo Rei de 1977: sobre os trilhos de um trem em direção a Queluz, padre Jonas, padre Salesiano naquele tempo, é interpelado pela voz de Deus: “ …Viver em comunidade?”. Este homem dócil seguiu a inspiração de Deus e fez aos jovens do ‘Catecumenato’ a proposta:

“Quem quer dar um ano da sua vida a Deus para viver em comunidade e fazer o que eu faço com vocês?” (Mons. Jonas Abib)

Deus já havia lançado as sementes do Carisma Canção Nova no coração daqueles jovens, e as cultivou naqueles dois anos; essas sementes geraram frutos de amor a Deus, de generosidade, de ardor missionário. Estavam preparados. Sob o Reinado de Cristo Jesus, movidos pela ação do Espírito Santo e alicerçados pela Santa Mãe Igreja, através do apelo na “Evangelii Nuntiandi”, nasce a “Canção Nova”!

Os primeiros atraídos pela canção

No dia 02 de fevereiro de 1978, aconteceu o nosso primeiro compromisso em nossa Casa de Queluz, lugar escolhido por Deus e pela Virgem Maria para ser o berço da Canção Nova.

Começamos com 12 jovens, como a família dos Apóstolos; entre eles, aquela que viria a ser a nossa cofundadora, e porque não dizer “mãe” espiritual da Canção Nova, Luzia Santiago, que respondeu a um chamado para a vida toda, que ouviu o chamado nas entrelinhas e se entregou sem reservas, para toda a vida.

Os primeiros membros da Comunidade Canção Nova na Casa de Maria (antiga residência dos membros da comunidade e hoje lugar de atendimento de oração) em Cach. Paulista.

A canção que vem do céu

Uma canção cantada por “homens e mulheres novos” que, “tocados pela graça, descobrem pouco a pouco o rosto de Cristo e experimentam a necessidade de a Ele se entregar” (Evangelii Nuntiandi 44) e de levar outras pessoas a descoberta de uma vida nova.

Não somos uma comunidade de santos, somos uma comunidade que traz dentro de si o desejo ardente pela santidade. Não somos uma comunidade de convertidos, é ilusão pensar que erros e pecados não aparecerão em nosso meio. Sim, eles aparecem, somos humanos, mas somos uma comunidade que busca constantemente a conversão, no desafio de diariamente vivermos reconciliados com Deus e com as pessoas, de fazer da nossa vida e do nosso trabalho um lugar privilegiado de encontro com Deus, de viver segundo a Divina Providência, e nos tornarmos, cada dia mais, uma Comunidade de Amor e Adoração.

Somos uma comunidade de homens e mulheres, jovens e adultos,  padres, celibatários, casais, solteiros que aceitaram o desafio da Sadia Convivência. Somos chamados a cantar o canto dos remidos até a Segunda Vinda do Senhor Jesus e unir o nosso louvor ao louvor dos santos todos: “SANTO, SANTO, SANTO…”

Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023

Agosto, o mês das vocações! Em 2023, teremos a Jornada Mundial da Juventude em Portugal, com jovens do mundo todo reunidos com a Mãe Nossa Senhora. Em Portugal, estaremos presentes na Feira Vocacional, com um stand onde todos que estiverem participando da JMJ 2023, poderão visitar e obter mais informações sobre o Caminho Vocacional.

Principalmente para os jovens que desejam fazer Caminho Vocacional fora do Brasil, será uma ótima oportunidade de saber como podemos acompanhar um vocacionado, nesta realidade.

Simone Pinto, Membro do Núcleo, Comunidade Canção Nova – Fátima/Portugal.

Acampamento Pró- vocação

No Brasil, também estaremos unidos no evento Pró-vocação.

De 4 a 6 de agosto, em Cachoeira Paulista (SP), vamos nos reunir com o tema “Como Maria, atraídos por uma Canção”. Com a presença dos missionários da Canção Nova, entre eles Vitor Leal,  Padre Márcio Prado, André Florêncio, Luzia Santiago,  Padre William Guimarães, Verinha, Patricia Coelho, Rafaela Aragão, Renné Vianna e muito mais .

Não perca essa oportunidade! O encontro é voltado para jovens que estão em busca de descobrir o propósito de Deus para suas vidas. E também para aqueles que desejam conhecer mais sobre a vocação Canção Nova. E o melhor de tudo? O evento é gratuito e não tem limite de idade!

O evento acontecerá no Rincão do Meu Senhor e as missas no Santuário do Pai das Misericórdias. Para a sua comodidade, você pode se hospedar na Pousada Sérgio Abib ou no Camping Canção Nova.

Card de divulgação nas redes sociais do primeiro Pró Vocação 2016.

Como nasceu o Pró Vocação?

As primeiras edições, de 2016 a 2021, e evento era como um Kairos, ou seja, somente no Domingo. Em 2022, diante da realidade da pandemia do COVID-19, onde enfrentávamos diversos desafios, crises e busca por respostas… Diante desta realidade nasceu o Acampamento Pró vocação.

Quantas vezes o Pró Vocação acontece durante o ano?

Acontece uma vez no ano, sempre no mês de agosto, quando a Igreja do Brasil vive o mês vocacional.

Ele acontece somente em Cachoeira Paulista?

As Frentes de Missão da Canção Nova (de acordo com a sua realidade) também promovem esse evento.

Como nasceu a inspiração do tema deste ano?

 

O tema do Pró Vocação de 2023 nasceu da inspiração que o nosso pai fundador, antes do seu falecimento, havia decretado: que 2023, ano em que a Canção Nova completaria 45 anos da Com. Canção Nova, seria um ano mariano. O tema que estamos vivendo em comemoração aos 45 anos da Canção Nova é: Canção Nova A Casa de Maria, 45 anos formando discípulos.

Quem pode participar do Pró Vocação?

O PróVocação é todos aqueles que desejam se aprofundar no conhecimento do Carisma Canção Nova.

Se Deus te chama a este Carisma, não tenha medo de iniciar um processo de discernimento vocacional com a Canção Nova, pois o Senhor quer conduzir a sua história e, para isso, Ele precisa da sua docilidade e abertura de coração.
“Quando Deus cria alguém, Ele cria para um chamado, e Ele cria você para algo específico que só você vai contribuir, mais ninguém…”
É feliz quem realiza a sua vocação!
Se você ainda não fez um discernimento vocacional na sua vida, venha viver esta experiência conosco!

Comments

comments