FONTES PARA CONHECER PAULO
1. Fontes canônicas.
a) Cartas protopaulinas ou autênticas: 1Ts, 1Cor, Fl, Fm, 2Cor, Gl, Rm;
b) Cartas deuteropaulinas, atribuídas a Paulo pela Tradição: Cl, Ef,
2Ts; 1Tm, Tt, 2Tm; Hb;
c) Lucas: At (+ Lc e Mc).
2. Fontes apócrifas.
– Atos de Paulo e Tecla (séc. II),
– Apocalipse de Paulo (séc. III-IV),
– Martírio de Paulo (séc. IV-V),
– Homilias de Clemente Romano,
– Recognitiones/Reconhecimentos (séc. IV, fruto da polêmica antipau-lina, já a partir do séc. II),
– Epístolas apócrifas de Paulo (séc. III-IV, às Igrejas de Corinto, Lao-dicéia, Alexandria e Colossos),
– Correspondência de Paulo com o filósofoSêneca,
– Oração de Paulo.
Oposição entre Paulo e Pedro?
As obras apócrifas das Homilias de Clemente Romano e as Recognitiones estão entre as que opõem Paulo a Pedro.
NB. São 112 os apócrifos conhecidos {ἀπό (apó) + κρύπτω (krypto) = ἀπόκρυϕος (apócrifos)}: do 50 do AT e 62 os do NT (com três significados).
3. Fontes profanas.
a) Flávio Josefo (37 – 103 d.C.): Guerra Judaica (6 vol.), Antiguidades Judaicas (20 vol.), Contra Apião (2 vol.);
b) Fílon de Alexandria (13 a.C. – 54 d.C.): Comentários bíblico-filosóficos, Contra Flaco, Legatio ad Gaium (a Calígula, em defesa do povo judeu);
c) Descobertas arqueológicas, para saber sobre a vida econômica, social, cultural e religiosa da época…
C R O N O L O G I A P A U L I N A
Nascimento: Anos 5 – 10; Experiência de Damasco: 34 – 35;
Encontro com Pedro: 36 – 37; Assembléia de Jerusalém: 49 – 50;
Evangelização/Corinto: 50 – 52; Detenção/Cesaréia: 58 – 60;
Detenção/morte, Roma: 60 – 67.
PAULO, INVENTOR DO CRISTIANISMO?
(Paulo traiu Jesus?)
(Revista Superinteressante, dez./2003)
Paulo não traiu Jesus, mas foi atraído por Jesus. Paulo não viveu com Jesus, mas viveu Jesus. Paulo não inventou Jesus, mas foi reinventado por Jesus. Sem Jesus Paulo teria desapare-cido da história.
Seqüência cronológica das cartas de Paulo
a) Protopaulinas ou autênticas (as que Paulo, de fato, escreveu):
1Ts, 1Cor, Fl, Fm, 2Cor, Gl, Rm.
b) Deuteropaulinas ou da tradição Paulina (aquelas que a comunidade posterior atribuiu a Paulo): Cl, Ef, 2Ts, 1Tm, Tt, 2Tm;
c) Hb.
As Cartas protopaulinas de Fl e Fm, bem como as Cartas deuteropaulinas de Cl e Ef são conhecidas por Cartas da Prisão ou do Cativeiro. Já as Cartas deuteropaulinas de 1Tm, Tt e 2Tm são conhecidas como Cartas Pastorais.
As comunidades cristãs atribuíram a Paulo as chamadas Cartas deuteropaulinas por três motivos (a “pseudonímia” era comum, na época): Para honrar e homenagear o grande apóstolo; Porque se consideravam, com suas reflexões, como herdeiras e atualização de Paulo; A fim de dar autoridade aos próprios escritos para que, assim, fossem bem acolhidos.