Dom Bosco é um grande amigo para os que são Canção Nova

Os amigos do céu nos ajudam a responder ao chamado de Deus

Se um amigo de Deus, uma amizade vivida em Deus nos ajuda a responder ao chamado, à nossa vocação, imagine um amigo do céu!  Dom Bosco é mais que um santo que intercede e torce por nós. Monsenhor Jonas nos conta que Dom Bosco foi para ele um pai. Aliás, mais que um pai espiritual, ele tinha intimidade com Dom Bosco: ele conversava, procurava seguir seus exemplos, pedia sua intercessão e sua luz. Por isso Dom Bosco se tornou um amigo. Para um filho, o bom Pai dá sempre coisas boas. Para um amigo, a melhor parte. Dom Bosco é um grande amigo para os que são Canção Nova.

Ele entrou na história da Canção Nova a partir do momento em que entrou na vida do menino Jonas, que foi consagrado por sua mãe Josefa a São João Bosco no dia do seu nascimento. Ele mesmo sempre nos contava, com entusiasmo, a história do seu nascimento:

 “ O meu parto foi muito difícil! Eu morava no interior, as parteiras vieram e fizeram de tudo para que eu nascesse, veio o médico e também não conseguiu. Então, disse ao meu avô: ‘Vamos salvar a mãe, porque a criança já não tem mais jeito’. Foi neste momento que minha mãe  ouviu na sala ao lado um rapaz com o sobrenome Bosco, que era o mesmo nome de um santo que havia sido canonizado na Itália, e foi contando sobre a vida de Dom Bosco. Minha mãe, mesmo em dores de parto, foi ousada e disse: ‘Dom Bosco, eu lhe entrego este menino, cuida dele para mim’. Sem menos esperar, eu fui nascendo, e as parteiras não tiveram trabalho. O menino nasceu e não tenho dúvidas de que foi pela intercessão de Dom Bosco.” (extraído do livro Rezando com Dom Bosco, pg. 32)

Dom Bosco ajudou padre Jonas a responder ao seu chamado

Dom Bosco, naquele dia em que Dona Josefa lhe consagrou padre Jonas, não só assumiu o menino Jonas como seu protetor e intercessor, mas também como um  amigo, e o ajudou a responder ao chamado de Deus. A mãe do padre não poderia imaginar, mas aquela oração, aquela entrega de seu filho, foi determinante na vida do padre Jonas. A partir dessa experiência, vieram muitas outras que determinaram sua vida, vocação e missão nesta terra. Com o tempo, padre Jonas descobriu o seu chamado ao sacerdócio e ingressou no seminário dos padres salesianos em Lavrinhas (SP).

Padre Jonas não tinha toda a clareza do seu chamado, mas intuía que Deus o chamava a uma consagração total. Ele foi fiel no pouco que Deus lhe pedia a cada etapa, em cada momento, e o chamado foi crescendo em seu coração. Certa vez, o seu diretor espiritual do seminário lhe disse: “Jonas, você será um bom padre amanhã, sendo um bom seminarista hoje”.  Estas palavras, com certeza, foram inspiradas em Dom Bosco e caíram no coração do padre, conduzindo sua vocação e toda sua vida.

Dai-me almas e ficai com o resto

Dom Bosco é um grande amigo para os que são Canção Nova, porque é dele que herdamos o “Dai-me almas e ficai com o resto”. Esse foi o programa de vida de Dom Bosco, e posso dizer que também foi o do Monsenhor Jonas. Este sempre foi o sentido da sua existência e de tudo o que sofreu e viveu para fundar a Canção Nova. Tudo o que fazemos e vivemos tem esse objetivo: levar as pessoas até Jesus para ter um encontro pessoal com Ele, ser batizado no Espírito Santo e ter uma vida nova. Com certeza, seguimos os passos de Dom Bosco.

Padre Jonas Abib e Dom Bosco

Dom Bosco é um grande amigo para os que são Canção Nova

Antes de falar sobre esse meu amigo, quero dizer que ter um santo intercessor e um amigo no céu ou mais de um é muito importante. E por quê? Bom, é simples! Eles são exemplo para nós! O transbordar de amor a Deus neles era tão grande, a ponto de, por exemplo, Santa Terezinha dizer que passaria o Céu fazendo o bem na terra. São Padre Pio dizia que ficaria na porta do Paraíso “até o último dos meus filhos entrar”. O que dizer então de Nossa Senhora que ali, no momento da Cruz, Jesus nos deu como Mãe? O fato é que dependemos uns dos outros, e olhar para a vida dos santos nos faz entender que é possível ser santo quando nos abrimos a viver o que Deus nos pede no nosso cotidiano.

Graziele Camara

 

Eu me chamo Graziélle Camara e, atualmente, estou na Frente de Missão em Fátima, Portugal. Dom Bosco é mais que o meu intercessor, ele é meu amigo. Mas só tomei consciência disso quando morei em Lavrinhas (SP), no ano em que fiz o pré-discipulado na Canção Nova. Neste período, temos diversos Tempos Fortes Programados, ou seja, fazemos alguns retiros de vários dias para ouvir Deus. E no pré-discipulado, de forma especial, temos um Tempo Forte dedicado a Dom Bosco. Durante o retiro, no momento de deserto, fui até a imagem de São João Bosco, na quadra, e ali eu perguntei a Deus, em oração, quando foi que esse santo entrou em minha vida, pois eu sentia algo diferente dentro de mim.

 O Amigo do Céu me encontrou

A resposta não veio na hora. Chegou o tempo da visita do Dia das Mães. Lá, encontrei umas fotos antigas do casamento da minha avó e do meu avô maternos, que nunca tinha visto. Fiquei olhando a foto e perguntei à minha mãe onde meus avós se casaram. Ela me disse que foi no Liceu Coração de Jesus, próximo à Estação da Luz em São Paulo. Na hora, me lembrei da minha pergunta, e ali estava a resposta. O Liceu foi onde o padre Jonas estudou. Nos mistérios de Deus, pela fé, como diz no Salmo 138,16, “cada dia da minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse”.

Dentro de mim brotou a gratidão pelo olhar de Deus que sempre me acompanhou através da intercessão de Dom Bosco. Eu consagrei a minha vocação aos cuidados de São João Bosco.

Saiba mais:

Maria Cristina e Pe. Jonas Abib

Eu me chamo Maria Cristina, sou de Apucarana (PR) e missionária da Comunidade Canção Nova há mais de 20 anos.

Ao ingressar na Comunidade Canção Nova, em 1998, tinha uma sede de experimentar o Carisma. No noviciado, fomos orientados a buscar um santo para nos acompanhar naquele ano de formação. Foi quando me lembrei que padre Jonas era salesiano, e eu queria ir nas raízes. Então, pedi a Dom Bosco para cuidar da minha vocação. A partir dessa oração, começou uma linda amizade. Consagrei a ele minha formação na Canção Nova.

O Amigo está sempre presente e cuida de nós

Quando terminei o noviciado, fui para a TV Canção Nova, na Dramaturgia. Iniciamos, naquela época, um trabalho com a vida dos santos. Contávamos a vida dos santos através da arte das marionetes. A primeira história foi a de São Domingos Sávio narrada por Dom Bosco. Foi ali que estreitamos os laços de amizade. Dom Bosco é um grande amigo para os que são Canção Nova.

Com o tempo, concluímos  este projeto e fui morar em Lavrinhas, e ali tive mais um encontro com meu amigo Dom Bosco. E como disse, “a um amigo reservamos a melhor parte”, acredito ter recebido de Dom Bosco uma boa parte de sua herança: o gosto pela salvação das almas, amor à Eucaristia e pela Virgem Maria. Essa amizade e devoção a Dom Bosco também foi determinante em minha vocação. 

Padre Jonas Abib e Maria Cristina

Dom Bosco e padre Jonas: amigos incansáveis na missão

Dom Bosco, sempre incansável em sua missão, foi proclamado por São João Paulo II pai e mestre da juventude. Ele ouviu e respondeu ao chamado de Deus para sua vida. Com ousadia, algumas vezes andando como em uma corda bamba, mas não desistiu do sonho de se tornar um sacerdote para a Igreja de Cristo. Dom Bosco, ainda jovem, ouviu o chamado e viveu o sonho de Deus para sua vida. Ele gastou todas as suas energias pelos jovens, principalmente os jovens que moravam na rua, os “perdidos”da sua época que viviam sem sentido.

E você? Você já procurou ouvir Deus e saber qual é o sonho d’Ele para sua vida? Qual é o sentido da sua vida? Existe um sonho no coração de Deus a seu respeito.

Não temas ser de Deus nem entregar-se inteiramente a ele. Qual a sua resposta para Deus?

Para o Amigo (Jesus) a melhor parte!

Que o Espírito Santo ilumine você e o inspire a corresponder ao apelo do Senhor que ama e chama.

Se desejar fazer Caminho Vocacional, clique aqui e fique por dentro: Atraídos por uma canção!

Siga-nos:

Instagram

Twitter

Facebook

 

Comments

comments