Jejuar, te faz experimentar as alegrias de Deus

Jejuar, te faz experimentar as alegrias de Deus. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. (Mt 6,18)

Iniciaremos, a partir de hoje, um itinerário de como crescer na intimidade com Deus vivendo algumas práticas de piedade: o jejum, o rosário, a confissão, a eucaristia e a leitura orante da Bíblia. É seguindo este roteiro de espiritualidade que os consagrados da Comunidade Canção Nova realizam sua missão.

O que é o jejum?

De acordo com o Código de Direito Canônico – livro das leis que orienta a Igreja Católica – o jejum é a “forma de penitência que consiste na privação de alimentos”. Para tal prática, a orientação tradicional é que se faça apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, pode-se tomar duas outras pequenas refeições, que não sejam iguais em quantidade à habitual.

O primeiro jejum foi pedido por Deus no Jardim do Éden, quando instruiu Adão e Eva a não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2, 16-17).  Desde então o jejum se revela para humanidade um poderoso auxílio, em meio a tantas desordens propostas pelo mundo, a fim de nos fazer alcançar os desapegos mais profundos dos prazeres terrenos, tornando o coração humano mais livre e capacitado a experimentar as alegrias de Deus.

Photo by bruce mars from Pexels

Leia também:

:: Utilidade do verdadeiro jejum

Jejuar, nos coloca em estado de vigilância e discrição.

Jesus disse aos seus discípulos: “Quando jejuares perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. (Mt 6,17-18)

Esse apelo ao escondimento feito por Jesus, é um tanto desafiador neste tempo em que se vive uma exposição exacerbada da vida íntima nas redes sociais.

Pare agora e reflita. Tenho vivido minhas práticas de piedade, jejum, esmola e oração no escondimento onde só o Pai vê, ou no mínimo esforço que faço já quero “postar” na frágil desculpa de que quero “compartilhar” com os irmãos?

Jejuar, nos coloca em estado de vigilância e discrição. Sigamos a direção que nos foi dada. Fique esperto, ninguém precisa saber, apenas Deus. Coloque intenção verdadeira e busque os meios para isso. Não espere reconhecimentos aqui nesta terra, pois a recompensa da qual fala Jesus, será dada no céu, onde experimentaremos as alegrias de Deus.

 

Virlaine Regina Brito

Comunidade Canção Nova

Comments

comments