Ler a Bíblia é como visitar um Amigo

A Bíblia é um livro especial, é saborear o Amor de Deus.

Quando nos colocamos em oração, quem inicia a oração não somos nós. A oração começa com Deus. Antes de você ir ao encontro d’Ele, antes de você procurá-Lo, Ele já o procurou.

No livro dos Salmos, capítulo 84, versículo 9 lemos: “Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque Ele diz palavras de paz ao seu povo e aos seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para Ele. A sua salvação está bem perto dos quem o temem, de sorte que sua glória retornará à nossa terra. A bondade e a fidelidade outra vez irão unir”. Enfim, o Senhor nos dará seus benefícios.

O amor de Deus tem duas características: misericórdia e verdade. Nosso Papa Emérito Bento VI tem como lema: Colaborador da verdade. Eu busquei uma explicação para isso, mas o que está em jogo é seguir a verdade e estar a serviço da verdade.

Para eu alcançar o que está na minha cabeça, eu uso a minha verdade. Se você não se converter à Verdade que é Jesus Cristo, você não irá entender nada da “verdadeira” Verdade.

Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

No mundo atual, omite-se o tema da verdade. Todavia, tudo se desmorona se não tem a verdade.

Misericórdia e verdade… Interessante que desde pequeno eu queria viver esta realidade. Você não pode dizer mentiras. Às vezes, até as pessoas querem escutar algumas mentiras, mas a mentira destrói. Eu não me arrependo de viver e falar a verdade, mas sem nunca esquecer da misericórdia.

Primeiro, a misericórdia; depois, a verdade. Misericórdia e bondade, misericórdia e verdade…

Não deixar de anunciar a verdade, ter no coração o desejo de viver a verdade. A palavra de Deus é a verdade e Sua lei é a liberdade.

Você vai ler a Palavra de Deus para colher a vontade de Deus para sua vida. Escutar Deus não depende de você. No entanto, para você fazer uma leitura orante, você precisa ser humilde.

Esta vida de santidade e de oração é para todos. Ler a Bíblia é como visitar um amigo. É preciso escutar. É preciso ter uma atitude interpretativa da Bíblia; ler mais de uma vez, fazer orações de súplicas, pedir, repetir, colocar-se sobre o julgamento da Palavra, assumir a sua própria fraqueza

Leia também:

:: Como você lê a Bíblia?

:: A Canção Nova nasceu da Palavra de Deus

A Bíblia é um livro especial, é saborear o amor de Deus. Quem vive na superficialidade, não consegue ver Deus lhe falando e assim não colhe a vontade de Deus para sua vida. Para rezar a Bíblia é necessário ter em mente os seus problemas, os da sua família e comunidade. A Palavra de Deus “é como a chuva que lava e como fogo que arrasta. Sua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal”.

 

Dom Alberto Taveira 

Arcebispo de Belém do Pará

Comments

comments