Sacerdotes: reavivar cada dia o carisma recebido.

O Santo Padre pediu aos formadores e professores dos seminários que guiassem os alunos à uma experiência pessoal de Deus através da oração pessoal e comunitária cotidiana, e sobretudo através da Eucaristia, celebrada e sentida como o centro da própria existência.

«A formação teológica, disse aos seminaristas e alunos da faculdade de teologia, deve levá-los a possuir uma visão completa e unitária das verdades reveladas e da sua acolhida na experiência de fé da Igreja. Disto deriva a dupla exigência de conhecer a totalidade das verdades cristãs e de conhecê-las não como verdades separadas, mas de modo orgânico, como uma unidade, como uma única verdade de fé em Deus».

Bento XVI mencionou com destaque o grande florecimento de vocações religiosas femininas, das quais Sardenha é um verdadeiro e real viveiro. Sem elas, disse, teria sido mais difícil difundir o amor de Cristo nos povos, nas famílias, nas escolas, nos hospitais, nas prisões e nos lugares de trabalho. Este patrimônio de bem se acumulou graças à sua dedicação!

Dirigindo-se em particular aos padres, o Papa garantiu a sua proximidade espiritual, para poder responder ao chamado do Senhor com total fidelidade, como fizeram recentemente alguns dos seus irmãos no sacerdócio. Neste contexto, recordou ao padre Graciano Muntoni, sacerdote da diocese de Nuoro, assassinado às vésperas do Natal de 1998, enquanto se dirigia para celebrar a Missa, e ao padre Battore Carzedda, do PIME, que deu a sua vida para que os crentes de todas as religiões se abrissem a um diálogo sincero sustentado no amor.

«Que não vos assustem nem vos desanimem as dificuldades, acrescentou; é importante ser grãos do bom trigo que, caídos na terra, dão fruto. O sacerdote deve proclamar com autoridade a palavra, renovar os gestos do perdão e da oferta, exercer a sua dedicação amorosa ao serviço do seu rebanho em comunhão com os pastores e fielmente dócil aos ensinamentos do Magistério».
O Santo Padre terminou pedindo aos presbíteros que reavivasen cada dia o carisma recebido com imposição das mãos, identificando-os com Jesus Cristo na sua tríplice função: santificar, ensinar e apascentar o rebanho.

Cidade do Vaticano, 7 Set 2008 (VIS). Às 17:00h, na Catedral de Cagliari, o Papa encontrou os sacerdotes, seminaristas e alunos da Pontifícia Faculdade Teológica da Sardenha.

Comments

comments