Se não agora no Carnaval, quando?

Estamos às portas do Carnaval, uma das maiores festas populares do Brasil, e gostaria de lhe fazer uma proposta: um carnaval diferente! 

Se não agora no Carnaval, quando? Dentro de todos nós, existe uma inquietação, um desejo de felicidade insaciável. O que não sabemos é que, por mais que tenhamos sonhos e projetos realizados, momentos de alegria e prazer, essa inquietação continua e, por vezes, se manifesta como um grande vazio. E esse vazio só termina quando nos encontramos com Deus, quando paramos e ouvimos a Sua voz. Isso porque toda realização e prazer que buscamos está a nossa espera no próprio Cristo. 

Se não agora, quando?

E como então me encontrar com Aquele que me espera? Se não agora no Carnaval, quando? Quando darei uma oportunidade para Deus? Sim, o poder de Deus não tem limites, Ele muda nossas vidas! A única coisa que precisamos fazer é dar a Ele uma oportunidade. O carnaval é mais uma oportunidade de encontrar-se com Aquele que o espera, ouvir a Sua voz e responder ao Seu chamado, que sempre o conduzirá a uma vida plena e feliz. 

oportunidade Retiros de Carnaval: uma oportunidade de Deus para você

Ainda nos anos 80, seguindo a inspiração de Deus, padre Jonas Abib deu início aos encontros de carnaval na cidade de Cruzeiro (SP), que recebeu o nome de “Rebanhão”. Durante os dias de retiro, a graça de Deus operava na vida das pessoas, levando-as a viverem uma experiência pessoal com Jesus e descobrirem a Alegria que não passa. Em meio às músicas e orações muito simples, mas com muita unção, as vidas transformadas eram o maior testemunho. Diante disso, começou a vir gente de outros lugares. As maravilhas de Deus tocaram também a vida do padre Jonas e de todos que o acompanhavam neste tempo. 

Depois de um tempo, por não conseguir suportar a multidão que vinha, padre Jonas propôs a cada um que estava ali, naquele carnaval, a fazer com que aquele Rebanhão acontecesse nas suas respectivas cidades no ano seguinte. E foi assim que o que acontecia em Cruzeiro começou a acontecer em outras cidades. Aquilo que julgávamos impossível, pessoas se encontrando com Deus em dias de carnaval, passou a acontecer em diferentes lugares do nosso país.

Deus não desperdiça as oportunidades que damos a Ele

Em 1999, também em um Carnaval, dei a Deus uma oportunidade, e naqueles dias me encontrei com um amor sem limites, maior que meus sonhos e meus projetos, e capaz de saciar o meu coração. Quanto mais me lançava em seus braços, mais meu coração era tomado por uma alegria que jamais havia experimentado. 

Eu me chamo Marcela Martins, sou natural de Edeia (GO) e posso lhe garantir: o que aconteceu nos anos 80, aconteceu comigo e pode acontecer hoje com você! E eu lhe pergunto: Se não agora no Carnaval, quando? Do que você tem medo?

Eu sei que é um desafio lançar-se nas mãos de Deus! Mas acredite, o amor d’Ele não falha e é capaz de revolucionar a sua vida, Ele só precisa de um coração aberto, disponível a encontrá-Lo. Uma oportunidade!  E Ele não desperdiça nenhuma oportunidade, nenhuma chance, por pequena que seja! Abra-se, deseje e busque viver um carnaval diferente! Se você deixar, Ele fará uma obra nova!

O Senhor me quis e me amou

Eu me chamo Thaysi Santos, e o Acampamento de Carnaval para mim é um momento especial!  Em 1999, entrei pela primeira vez na Canção Nova para participar de um Acampamento.  Mal sabia eu que minha vida mudaria ali. O impacto de ver aquela juventude toda buscando a Deus, os shows animados, as pregações cheias de unção… Tudo mexia comigo, eu não perdia nada. Eu já me sentia atraída pela Canção Nova, assistindo pela TV às pregações do Padre Jonas, mas foi essa experiência aqui, na Chácara Santa Cruz, que foi confirmando em mim que aqui era o meu lugar.

Se não agora no Carnaval, quando? Então, durante o Acampamento mesmo procurei a Equipe Vocacional, mas eu era muito nova, 15 anos na época. Aconselharam-me a me engajar na minha Paróquia, que se fosse a Vontade de Deus, poderia passar 10 anos que eu entraria na Canção Nova. E esta orientação caiu no meu coração e se concretizou anos depois. Não chegou a 10 anos, mas oito se passaram até eu entrar. Continuei engajada no Grupo de Oração, estudei, me formei em Jornalismo, até comecei a trabalhar na minha área, mas o desejo de servir a Deus me inquietava. carnaval oportunidade de Deus

Responder ao chamado exige espera e ousadia

Com 18 anos, comecei o acompanhamento vocacional em Brasília, que era a casa mais perto de Goiânia, onde eu morava com a minha família. Depois de muita luta, muitas renúncias, entrei na Comunidade em 2007, com 23 anos. Fiz um ano de Pré-Discipulado, depois um ano de Discipulado e depois deste tempo fui remanejada para a Terra Santa, em 2009.

Ali Deus me moldou, me ensinou o que é deixar tudo para segui-Lo. Entre os desafios com a língua, a cultura… Me sentia privilegiada de estar ali, um local em que muitos religiosos, até mesmo papas, quiseram estar e não puderam. Depois, passei 3 meses em Roma, também produzindo matérias para o Jornal. Em 2011, retornei ao Brasil, trabalhei um tempo na Assessoria de Imprensa e fui para o Departamento de Jornalismo, onde estou até hoje. É aqui que Deus me chama hoje a ser missionária.

Ouse responder ao chamado de Deus!

Se não agora no Carnaval, quando? Quando você vai ousar responder à Voz de Deus? Quando pensamos em entregar a vida para Deus, nunca imaginamos o que nos espera, as dificuldades que teremos, os medos, incertezas… Mas também não imaginamos as alegrias, a Providência Divina que vamos tocar em coisas simples do dia a dia, os irmãos maravilhosos que vamos conviver, os lugares que vamos visitar, os testemunhos que vamos conhecer, vidas transformadas pela missão da Canção Nova.

Hoje, depois de tantos anos daquele Acampamento de Carnaval, faço um balanço do que vivi até aqui e só posso dizer que o Senhor me amou muito mais que eu merecia: me deu uma família linda, um esposo maravilhoso, uma filha linda que a cada dia expressa a bondade de Deus para comigo… Ainda ontem, uma amiga da Faculdade que eu não via há mais de 10 anos veio nos visitar e me perguntou se sou feliz aqui, porque, em 2007, ela me viu deixando tudo pra vir morar em Comunidade, e me recordava do que eu dizia na época: que aqui era o meu lugar. Respondi pra ela a mesma coisa: não conseguiria me ver em outro lugar, fazendo outra coisa!

É aqui que Deus me chama a viver o Evangelho, a ser contradição para esse mundo tão descrente, sem referência e sem esperança. “É aqui para sempre o lugar de meu repouso” (Salmo 131). Um repouso que não é repouso, mas ação, missão, doação de vida, entrega, todos os dias! Se esse texto o incomodou, talvez Deus esteja chamando você também. Se não agora no Carnaval, quando? Ouse responder a este chamado de Deus para você!

Clique neste link e fique por dentro do Caminho Vocacional – Atraído pela Canção.

Siga-nos: Instagram

Twitter

Facebook

Comments

comments