Viver a Bíblia no dia a dia: uma experiência que transforma tudo

Viver a Bíblia no dia a dia

Padre Jonas lendo a Palavra de Deus.

Padre Jonas lendo a Bíblia numa peregrinação à Terra Santa. Neste momento está às margens do Rio Jordão.

Padre Jonas sempre foi conhecido como o padre da Bíblia. Ele amava a Palavra de Deus, e gastava tempo fazendo a leitura orante dela. Tudo em sua vida foi conduzido pela Bíblia, pois ela fazia parte do seu dia dia. Ele testemunha isso em seu livro ‘A Bíblia no meu dia a dia’:

“Recebo muitas cartas. Muita gente me manda bilhetes com pedidos de oração. Com muita frequência, o povo mais simples acaba escrevendo: “Ao Pe. Jonas da Bíblia.” Ouvindo mal o nome, Jonas Abib, entendem “Jonas da Bíblia”. Não me aborreço de maneira alguma com isso.

Pelo contrário, esse fato é para mim uma alegria. Vejo que Deus dá aos simples uma intuição que outros não têm, e eles acabam sendo os porta-vozes daquilo que o Senhor quer que eu seja. Eu rio e digo a mim mesmo: olha aí mais uma vez Deus falando, pelos mais simples, que você precisa ser realmente o “Pe. Jonas da Bíblia.”

Graças a Deus, não posso negar: a Bíblia faz parte da minha vida. Ela se tornou carne da minha carne e ossos dos meus ossos. Comi, mastiguei, digeri, “ruminei”, assimilei a Palavra de Deus como um alimento. Hoje, ela é como o sangue que corre nas veias.”

Um método simples que nasceu da experiência

Em 1976, Pe. Jonas iniciou um trabalho com os jovens da diocese de Lorena, um forte trabalho de catequese e de aprofundamento da vivência do Evangelho. Aqueles jovens que participaram do Catecumenato avançaram e cresceram muito na vivência das atividades da Igreja, mas, naquele tempo, não tinham acesso direto à Palavra de Deus.

Não bastava ter contato com a Bíblia através de palestras e testemunhos. Pe. Jonas percebeu que os jovens precisavam ir diretamente à fonte e fazer uma experiência com com a Palavra. Eles precisavam ter a Bíblia nas mãos no seu dia a dia; precisavam de uma ferramenta para com ela retirar da Bíblia todo o tesouro que nela estava contido e que precisava ser desenterrado. Precisavam de um método, de uma pedagogia. Foi quando, por graça, surgiu o método que se chamou ‘A Bíblia foi escrita para você’.

Num encontro de fim de semana, Padre Jonas apresentou aos jovens essa metodologia. Ainda não havia nada escrito. Ele explicou oralmente. Na ocasião, copiavam tudo o que ele escrevia no quadro e apresentava em cartazes. Naquele fim de semana mesmo, já colocaram em prática. Os jovens começaram pela Primeira Carta de São João e fizeram, pela primeira vez, seu Diário Espiritual.

Evangelizar é isso: é dar uma vida que se vive!

Durante muitos anos,  Padre Jonas gravou um programa de Rádio curtinho, de apenas 15 minutos, chamado “Estou no meio de vós”, onde ele fazia a leitura de alguns versículos dos Evangelhos e uma pequena pregação, em que trazia a Palavra de Deus para a prática de cada dia.

O programa era transmitido no horário do almoço pela Rádio Canção Nova e emissoras que se tornaram parceiras e recebiam uma cópia para exibição. Este foi o primeiro programa de evangelização da Canção Nova pelos meios de comunicação.

Padre Jonas não começou a estudar a Palavra de Deus porque o Senhor lhe havia dado uma emissora de rádio para evangelizar. De jeito nenhum! Ele levou para o rádio a experiência vivida no seu cotidiano. O “Estou no meio de vós” era uma experiência vivida, concretamente, no ordinário da sua vida. Um Deus vivo e presente na Palavra de Deus.

É uma graça que pode ser vivida por todos

Foi a partir da vivência do Padre Jonas que nasceu o método de estudo da Palavra de Deus “A Bíblia no meu dia a dia”.  Ele mesmo testemunha: “Tudo que eu sou e tudo que eu faço é consequência da Bíblia no meu dia a dia. Foi a Palavra que fez em mim o que sou hoje. É a Palavra que me dá, hoje, a possibilidade de fazer o que eu faço. E tenho a certeza: ela tem muito ainda a fazer em mim… E eu quero que faça… Eu peço que faça!”.

Não foi somente na vida do Padre Jonas, mas em toda a Canção Nova. O que a Canção Nova é e o que ela faz, hoje, pelos meios de comunicação, é resultado do que se chama ‘A Bíblia no meu dia a dia’. A própria origem da Canção Nova se deve a essa receita.

Leia Mais:

O Blog Diário Espiritual foi criado para quem deseja ler a Bíblia, fazer o estudo da Palavra de Deus, ter mais intimidade com Deus através da Palavra, conhecer o que Deus tem a dizer – e já disse – através da Bíblia. Neste Blog, é apresentado o método de estudo bíblico do qual nasceu a Comunidade Canção Nova. Você vai conhecer o método que revolucionou e tem revolucionado a vida de milhares de pessoas através da Palavra de Deus: “A Bíblia no meu dia a dia”.

Conheça também:

Diário Espiritual Canção Nova no Youtube

Programa A Bíblia no meu dia a dia da TV Canção Nova – Playlist do Youtube

A Canção Nova é feita para os outros

Nos Nossos Documentos, n. 1129, Padre Jonas coloca os pilares da nossa vida de oração: “Jesus, que se entregou totalmente ao anúncio do Evangelho, orava sem cessar, buscando ocasiões para entrar em profunda intimidade com o Pai. Ele quer que façamos o mesmo: obedientes a Jesus, e a seu exemplo, queremos fazer da oração o centro e a fonte de nossa vida e de nosso trabalho”.

E continua no n. 1132: “O momento mais forte da nossa intimidade com o Senhor será o estudo e a meditação da Palavra que cada um fará, com particular empenho, diariamente, por, no mínimo, 40 minutos”. Chamo apenas a atenção para: o empenho é  particular, isto é, pessoal; diariamente; pelo menos 40 minutos.

Queremos dar de graça o que por Graça recebemos. É por isso que padre Jonas deixou escrito o método que está  no livro ‘A Bíblia no meu dia a dia’.  Porque você também pode fazer a mesma experiência que ele fez. Agora, você mesmo poderá experimentar e testemunhar os efeitos da Bíblia no seu cotidiano.

Vocação Canção Nova

Comments

comments