Temperamento Melancólico

Print Friendly

Aqueles que se identificam com este temperamento, já devem estar se lamentando. Devem estar pensando: já se passaram dois temperamentos e não me encaixei em nenhum.

MELANCOLICO

:: Temperamento Colérico

Isto porque este temperamento é o único que tem como fortes características o egocentrismo e a auto complacência. E o que é isso? Egocentrismo, diferente de egoísta, é aquela pessoa que tem seus pensamentos como centro. Supervaloriza seus pensamentos, a ponto de ter grande dificuldade em abrir mão deles. Já a auto complacência, é aquele sentimento de dó de mim mesmo. Consegue até ver a dor e o sofrimento do outro, mas no final senti que sofre mais que todos! Esta auto piedade associada ao egocentrismo, pode ser uma grande fábrica de pensamentos mórbidos. Aqueles pensamentos ruins que ficam nos rondando e que não nos deixam em paz, mas que no caso do melancólico é alimentado pelo próprio temperamento.

:: Temperamento Sanguíneo

Vive seus sentimentos a flor da pele, possui uma sensibilidade gigante, que pode fazer crescer ou destruir. Esta sensibilidade bem usada, pode  torná-lo um gênio, pois consegue enxergar além. Isto se aplica a tudo na vida, mas especialmente a questões artísticas. Os grandes artistas plásticos, pintores e escritores, possuem este temperamento e assim souberam usar esta super sensibilidade a seu favor. Aqui podemos lembrar de Van Gogh, Beethoven e Mozart, grandes gênios melancólicos. Porém, esta característica pode destruí-lo, porque associada ao egocentrismo pode torná-lo paranoico a ficar preso em seus pensamentos negativos, sentindo apenas o lado ruim e negro da vida. Podendo levá-lo a um comportamento de desconfiança e assim potencializar uma mania de perseguição. Começa a achar que todo mundo fala dele, persegue ele e que ninguém gosta dele. Passando uma vida inteira só murmurando e não enxergando o que há de bom nela. Estes pensamentos e sentimentos, geram mágoa e rancor no melancólico, podendo  torná-lo vingativo.

No entanto há coisas muito boas no melancólico. Como seu auto coeficiente intelectual. Ele é muito inteligente! É o temperamento mais rico e sensível. Valoriza os valores da vida como ninguém e assim a aprecia de forma única. É bem criativo, principalmente se estiver emoção envolvido, seja na alegria ou na tristeza. Consegue sentir cheiro de problema e notar erros como ninguém, pois é extremamente perfeccionista.

Não há ninguém melhor do que ele para encontrar um problema. Se doa em tudo o que faz. Seja nas relações familiares, no trabalho, na vida social, em tudo! É o único que dá a vida naquilo que faz, sem pensar nele. Tem grande potencial para ser Mártin, doar-se totalmente a Deus! Sua fidelidade é tão grande que é capaz de dar a própria vida pelo outro. E como ele sabe que não consegue morrer por muitos, escolhe a dedo seus amigos. Isto dificulta sua vida afetiva, pois sua exigência faz criar uma mulher ou homem perfeito e como não se encontra disponível no mercado, corre o risco de ficar só.

fraseNo caso das mulheres, esperam o príncipe montado no cavalo branco e no caso dos homens, esperam aquela mulher que é capaz de lavar, passar, cozinhar, cuidar das crianças, trabalhar fora e estar linda e maravilhosa para ele ao final de dia! Isto frustra a relação, pois chegará o dia que irá descobrir que não casou com um príncipe ou uma princesa, mas sim com uma pessoa que possui qualidades e defeitos. Uma pessoa normal! Mas neste caso, ele enxergará mais os defeitos.

No âmbito profissional, qualquer profissão que exija perfeição, auto sacrifício e criatividade será uma boa opção aos melancólicos. Muitos médicos são melancólicos, pois sua profissão é de total sacrifício e perfeição, pois um erro pode levar a morte. Outras profissões como bombeiros, engenheiros, músicos, cientistas. Se trabalhar em área administrativa, a melhor opção é colocar o melancólico para trabalhar sozinho com o seu computador, pois tem dificuldade de trabalhar em conjunto. Acredita que faz melhor e por isso prefere ficar sozinho.

Este foi o melancólico. Trabalhar a possibilidade de erro, tanto sua como do outro; a bondade e a alegria podem transformar este temperamento. Esteja aberto as transformações.

Aline Rodrigues
Psicóloga e missionária da Comunidade Canção Nova