Haptonomia – Ciência do Toque

foto 04

Todos os estímulos ao bebê ainda no ventre formará toda sua arquitetura neuronal, afetiva e sensorial. O feto estimulado no ventre se tornará uma criança mais sociável, mais ativo e com uma capacidade de adaptação incrível.

Não podemos esquecer que diante de todo contexto que envolve a gestação, está a presença e a participação ativa do pai, como membro integrante e fundamental para que o filho perceba também a sua existência e que ele não é um ser aleatório e com presença ocasional. Dessa maneira podemos estimular a Haptonomia que é a ciência do toque.

A Haptonomia vista como forma de potenciar a relação da tríade (pai, mãe e filho) e o desenvolvimento do bebê no útero, deve ser incluída com mais frequência nos conteúdos dos cursos de preparação para o nascimento. A Haptonomia pode fazer com que o bebê chegue mais feliz a este mundo. Falar com o bebê, tocar-lhe e transmitir-lhe amor….

Para realizar a técnica da Haptonomia a mãe deverá estar deitada numa posição confortável, e é convidada a estar presente para o seu bebê. O pai posiciona-se também de forma confortável, e coloca as suas mãos à volta da barriga da grávida, expressando ternura, presença e contato afetivo. “Quando o contacto está estabelecido entre os três, os pais são convidados progressivamente a partilhar com o bebê toques: intencionais, doces, lentos e globais. O tom é de partilha: os pais “brincam” com o seu bebê e este responde” (LIMA, 2012).

 

 

Luciane Ida

Enfermeira e Instrutora do Método de Ovulação Billings™

Posto Médico Pe. Pio

Comments

comments