A possessão: uma breve explicação!

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está nos céus  ” (Mt 7, 21)

Quero partilhar com vocês uma experiência que vivenciei e que tem ajudado no meu processo de conversão pessoal para Deus, e também no meu ministério…

Sabemos que quando tratamos de assuntos ligados a oração de libertação, quando falamos de exorcismos, de coisas que aparentemente são menos comum vermos em nosso dia a dia, logo estes assuntos nos chamam a atenção e queremos saber mais, queremos ver de perto e ainda se for possível pedimos a Deus que Ele nos dê estes ministérios e determinados dons! Isso porque parece que com eles ficamos “mais fortes”, parece que somos “mais íntimos de Deus”. Na verdade é preciso muito cuidado quando falamos em ministério de Libertação, ou quando falamos de Padres Exorcistas, porque o perigo de se cair num orgulho espiritual é grande demais!

Vou contar no meu próximo artigo um caso que aconteceu comigo diante de um atendimento a uma pessoa que estava sofrendo de uma possessão demoníaca! E aqui usei a palavra POSSESSÃO mesmo, pois algumas pessoas chegam a dizer que casos de possessão são muito raros de acontecer, mas por vezes se enganam; então ainda antes do testemunho vou dar uma breve explicação do que entendemos o que é uma Possessão.

O próprio Ritual Romano nos ensina como diagnosticar casos de possessões reais e nos ensina 4 sintomas que nos ajudam no discernimento, por exemplo:

A pessoa fala línguas desconhecidas,

A pessoa tem uma força sobre humana,

A pessoa tem aversão ao que é Sagrado,

A pessoa tem conhecimento de coisas ocultas,

Já o Padre José Fortea, um grande teólogo e especializado em demonologia, e um dos Exorcista mais experientes sobre o assunto, nos da uma explicação do que é a possessão de maneira mais clara:

“Possessão é o fenômeno em que um espírito do mal reside em uma pessoa e em certos momentos pode falar e se mover por meio dela, sem que esta pessoa possa evitá-lo.”

Fiquemos atentos, pois é preciso um diagnostico muito criterioso para se dizer que uma pessoa está possessa do demônio. Ainda é preciso ressaltar que existem muitas pessoas que nos procuram dizendo estarem possessas quando na verdade tudo o que estão vivendo não passa de frutos da sua própria imaginação e de sua mente…

Já  Padre Rufus Pereira, também exorcista, nos da uma outra ajuda quando tratamos de diagnosticar uma possível ação direta do demônio na pessoa. Ele diz que quando é diagnosticado algum tipo de doença na pessoa, ou algum tipo de sintoma anormal e esta pessoa já procurou a diversos médicos, tomou diversos medicamentos e nada surgiu efeito; isso pode ser um sinal que agregado aos acima descritos, mostrem que esta pessoa esta sofrendo uma possessão demoníaca!

E é claro que depois de algum tempo atendendo pessoas com manifestações deste tipo conseguimos de maneira mais fácil chegar a um discernimento mais preciso.

Tanto Padre Gabriele Amorth, assim como Padre Jose Fortea são claros quando dizem que a maneira mais eficaz de se diagnosticar se existe esta influência direta do demônio na pessoa ou não é través da própria oração sobre a pessoa! E no caso deles que são exorcistas falam que  neste caso o exorcismo serve como remédio mas também como diagnostico!

É claro que isso são pontos que podem nos ajudar no discernimento, mas nada como a experiência do dia a dia, nada como passar um tempo somente acompanhando pessoas já experientes no assunto e ir aprendendo com elas…

Existem outros sintomas que já presenciei e que foram muito uteis no discernimento: O uso da agua benta, a utilização do crucifixo, citações bíblicas, o uso da medalha de São Bento, a recitação da ladainha de todos os santos…etc…

Penso que entendemos até aqui de maneira simplificada o significado de possessão demoníaca, mais para frente escreverei um artigo mais detalhado….

Mas após este entendimento, irei partilhar já no próximo artigo da minha experiência com um dos casos da ação direta do demônio sobre uma pessoa, e o perigo do orgulho espiritual…

Deus abençoe você!

Leia também:

1. “Os dons que satanás concede”

2. “Exorcistas fortes e Exorcistas fracos, é possível?”

Sobre o Autor:

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.

Saiba mais sobre: Danilo Gesualdo ou siga Twitter (danilogesualdo)

Comments

comments