Posso ir a Benzedeiros? - Parte 1

Como cristão posso procurar Benzedeiros?

Privado: Posso ir a Benzedeiros?O Dicionário nos ensina que benzer é: Abençoar, tornar abençoado, Invocar a proteção do céu

Isso é o que diz o Dicionário…E até aqui não existe um problema, pois estamos vendo somente o significado da palavra! O problema está na maneira que este significado foi interpretado durante muito tempo, e como é que o mesmo ainda hoje é colocado em prática.

As pessoas mais antigas, nossos avós, bisavós, quando conversávamos com eles, diziam que iam na Igreja se benzer, ou procurar um padre para benzer as crianças, benzer objetos e coisas do tipo…E o que realmente eles queriam e procuravam era exatamente o significado da palavra benzer, conforme o dicionário nos ensina; que é tornar abençoado
Não sei ao certo precisar quando no Brasil a prática de benzer foi se desviando realmente para a questão da superstição e até mesmo à prática do Ocultismo.

Alguns relatos históricos dizem que foi no período de colonização, que esta prática já era adotada pelos Imigrantes que aqui chegaram. Ainda há informações que este tipo de prática foi inspirada nas culturas indígenas e outras mais, que tinham como costume seus próprios rituais sagrados.

Não vou entrar aqui nas questões mais “culturais” do benzimento e coisas do tipo; pois o que quero, é chamar a atenção e alertar para o que se tornou o ato de procurar um benzedeiro e os seus reais riscos.
A verdade, é que em um dado momento esta prática de benzer se desvirtuou do seu real sentido, e foi “embutido” no mesmo, ensinamentos e práticas ocultistas.
Seitas Ocultistas, assim como ramificações do próprio espiritismo, adotaram a palavra benzer para aquilo que eram práticas em seus rituais. E realmente a partir daí a palavra benzer entrou numa categoria muito grande de possibilidades: Que abrange desde a visita a uma pessoa em sua casa com um ramo de arruda passando-a pelo seu corpo, até a visita em terreiros de Umbanda e Candomblé para se benzerem…
E por isso esta prática se tornou sem dúvida nenhuma uma prática perigosa a nossa vida cristã, porque nem todas as pessoas conseguirão distinguir uma coisa da outra.

E é certo que hoje 99% das pessoas que dizem BENZER ou fazer BENZIMENTOS estão envolvidas diretamente a doutrinas relacionadas ao Ocultismo.
E o grande perigo está que, quando procuramos estas pessoas e nos permitimos que estas façam “benzimentos“, estamos “abrindo portas” para que AQUILO que elas invocarem, possam agir em nossas vidas e na situação pelo qual procuramos a ajuda destes benzedeiros.
Na prática, nos abrimos a ação de toda e qualquer entidade que os mesmos invocarem sobre nós! Sabemos desde sempre que não existem espíritos evoluídos, entidades boas ou más, espíritos bons ou maus; o que existe no mundo espiritual são Anjos de Deus ou Demônios.

Então quando estes benzedeiros vem sobre nós invocar certas entidades, na verdade estão invocando Demônios com nomes diferentes, nada mais que isso.

Este tipo de “BENZIMENTO” esta também diretamente ligado a questão da Superstição, que a o Catecismo da Igreja Católica nos ensina de maneira tão clara no numero 2111:

A superstição é um desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Também pode afetar o culto que prestamos ao verdadeiro Deus: por exemplo, quando atribuímos uma importância de algum modo mágica a certas práticas, aliás legítimas ou necessárias. Atribuir só à materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição.”

Ai está mais um motivo: Recorrer a benzedeiros é cair em Superstição! Pois isso afeta diretamente “o culto que prestamos ao verdadeiro Deus“. Deixamos de recorrer a Deus em nossos problemas, dificuldades, duvidas, doenças e etc…E começamos a recorrer ao benzedeiro, começamos a recorrer as praticas que eles nos ensinam, as simpatias que eles conhecem. Ficamos cada vez mais presos a eles.
Há benzedeiros que atualmente já estão partindo para a questão da adivinhação, previsão do futuro, já dizem que conseguem ver quem fez algum tipo de mau para a pessoa, e se está quer devolver o mau com um “trabalho espiritual“; entraram literalmente em praticas satânicas, ocultistas, diabólicas…Perverteram o “sentimento religioso” e as “práticas que ele impõe“.

Quem recorre a este tipo de benzedeiros e benzimentos esta abrindo sua vida aos Demônios.

Eu mesmo quando criança fui levado muitas vezes pelos meus pais a benzedeiros. Achando que estavam fazendo coisas boas, que estavam ajudando…Mas o que estavam fazendo era abrindo as nossas vidas ao Mal.

Em geral as pessoas procuram benzedeiros e benzimentos para: quebranto, mau olhado, olho gordo, espinhela caída, cobreiro, bucho virado, medos, sustos, dores, coceiras e muitas outras…
Há elementos físicos que os mesmos se utilizam com maior frequência: Ramos, água, sal, carvão, faca, vela, tesoura, ervas, entre outros…O mais utilizado é o ramo de arruda, na qual estes benzedeiros passam eles nas pessoas, as benzendo; e dizem que os males ficam como que “presos” aos ramos, e se a pessoa tiver algo negativo ou algum mal, os ramos irão murchar…

Conheço casos de pessoas que sofreram reais tormentos e ações diabólicas por frequentarem benzedeiros e se envolverem com realidades espirituais Malignas!

E ai pode surgir a pergunta:

E se eu já fui a benzedeiros ou levei meus filhos, o que devo fazer?

Para não me delongar neste artigo, leia a continuação POSSO IR A BENZEDEIROS? – Parte 2

Deus abençoe você, e até o próximo artigo!

– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Não entre no Combate de maneira leviana

2. A Teia dos Sonhos e o Esoterismo

3. O meu pecado não diz quem eu sou

Sobre o Autor:

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.com

Comments

comments