Maranathá! Vem Senhor Jesus!

Quero começar este ano de 2012 falando com você sobre uma realidade muito linda da nossa Igreja e muito concreta na nossa vida de cristãos, a Segunda Vinda de Cristo.

Um costume histórico do tempo da monarquia pode nos ajudar a entender essa realidade da nossa fé. Quando um rei era informado a respeito de que alguma cidade ou região de seu reinado estava passando muitas dificuldades por desobediência às leis, o rei decretava a Parusia. Esse era o tempo em que o rei mesmo visitaria aquela cidade. À frente do rei eram enviados mensageiros para avisar a cidade da proximidade da sua chegada e para exortar a uma mudança de vida. Muitas vezes quando o rei chegava naquela cidade, as situações erradas haviam sido corrigidas, pois o povo, antes em desordem, acolhia o aviso da Parusia e mudava de conduta, então o rei não precisava castigá-los, mas celebrava com eles o restabelecimento da ordem e da paz.

Entretanto, em alguns casos, as cidades persistiam na conduta errada e, mesmo sendo avisada da proximidade da visita do rei, em nada alteravam seu modo de viver, algumas vezes, usando a demora do rei em chegar até pioravam as desordens. Isso obrigava o rei a agir na sua chegada com severidade, corrigindo as desordens e separando os bons dos maus. Esses últimos experimentavam uma condenação, pois foram avisados, mas endureceram a cabeça e o coração e não mudaram de vida, acabaram colhendo a condenação que plantaram no tempo da desobediência.

Nós como Igreja vivemos esse tempo da Parusia. Já fomos avisados que o Nosso Rei virá em breve, e que cada vez está mais próxima a sua chegada. A nós cabe o acolhimento ou não da exortação à mudança de vida, pois disso dependerá o que vamos colher no tempo da segunda vinda de Cristo, Nosso Rei. Ele virá, isso é certo!

“O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como alguns interpretam a demora. É que ele está usando de paciência para convosco, pois não deseja que ninguém se perca. Ao contrário, quer que todos venham a converter-se” (2Pd 3,9).

No início deste novo ano, onde muitos refazem seus projetos de vida e traçam metas para serem alcançadas durante todo o ano, venho trazendo essa realidade muito concreta da nossa Fé: a segunda vinda de Cristo. Isso para que você possa, entre tantas metas e projetos para esse novo ano, estabelecer como uma urgente prioridade estar se preparando para a chegada do nosso Rei! Não se engane com essa demora da Sua chegada, pois esse é o tempo da misericórdia para mim e para você, para que o maior número de fiéis esteja entre aqueles que o Rei quando chegar encontrará com a vida em ordem. A demora do Rei em chegar pela segunda vez é a nossa chance para colocar a nossa vida de acordo com suas exigências, pois nada poderá mudar essa verdade: Ele está chegando.

“Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz” (2Pd 3,14).

Começamos assim este ano de 2012, vigilantes e dispostos às mudanças necessárias, para que, quando o Nosso Rei chegar, em sua vinda gloriosa, nós possamos tomar parte com Ele desse lindo momento. É isso que dá sentido a todo o agir missionário da Canção Nova. Eu e cada um dos missionários nos sentimos responsáveis na preparação de um povo bem disposto para receber o nosso Rei que está voltando. Por isso, eu, você e toda a família Canção Nova juntos com a Igreja clamamos: Maranathá! Vem, Senhor Jesus!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.