A visão de João Paulo II sobre a dignidade e a vocação da mulher

Nesta última semana do Mês de Maria, o podcast da redação preparou uma reportagem, com o professor Felipe Aquino, referente a carta apostólica ‘Mulieris Dignitatem’, escrita pelo Papa João Paulo II no ano de 1988.

A encíclica fala sobre a dignidade e a vocação da mulher, mas como essa carta é muito extensa e abrange muitos assuntos, durante entrevista com o professor, foi abordado apenas o capítulo VI: ‘Maternidade – Virgindade’.

Para Felipe Aquino, João Paulo II mostra que a mulher tem uma vocação extraordinária na vida da humanidade, porque é ela quem promove e gera a vida.

“A mulher é mãe e aquela que forma seu filho para Deus e para a sociedade. A mulher, na vida religiosa, também tem um papel extraordinário, pois entrega a vida para Deus no silêncio de uma vida de oração e contemplação a Ele”, disse Aquino.

Ouça a entrevista na íntegra:

Em sua encíclica, o Papa João Paulo II dedicou um dos capítulos exclusivamente para falar sobre a beleza e a riqueza da maternidade, ou seja, a mulher como mãe. Para o entrevistado, mais importante do que gerar a vida, é que a mulher saiba conservar, proteger e educar esta vida, porque uma criança sem o amor e educação da mãe pode sofre muito na juventude.

João Paulo II destaca duas vocações importantes da mulher:  maternidade e  virgindade consagrada. Segundo o professor, ambas propagam o amor, já que a maternidade provoca o amor incondicional aos filhos; e as religiosas são mulheres que dedicam sua vida pelo amor ao próximo.

A mulher tem um papel fundamental na construção do homem, pois ela é a companheira que Deus colocou na vida dele.

“A mulher ajuda muito o homem a ser feliz, pois o livro do Eclesiásticos – capítulo 26 – mostra isso muito bem. Lá diz que o homem, cuja esposa é bondosa,  duplica o número dos seus anos de vida. A mulher é muito importante na vida de um homem, porque, muitas vezes, aquilo que um médico não pode fazer pelo homem ela consegue ajudar, pois o conhece, está ao seu lado e o ama profundamente. Quando existe esse amor conjugal, a mulher é para o homem uma força extraordinária”, explicou Felipe.

Professor Felipe Aquino faz um convite a você internauta para que, a partir desta reportagem, procure ler a carta apostólica ‘Mulieris Dignitatem’ e reflita sobre tantas coisas bonitas que o beato João Paulo II fala sobre a mulher.

Veja também:

:: Futuras mãe participam de atividades na Fundação JPII

:: Mãe, manifestação do amor de Deus

:: Ser mãe é gerar o dom da vida

:: A beleza e a maturidade de ser mãe e de ser filho

Comments

comments