A Fundação João Paulo II – mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação – criou, no ano de 2009, um projeto para atender as futuras mamães da Comunidade (colaboradoras, missionárias e terceirizadas) e esposas de colaboradores. Uma vez por mês, as gestantes se reúnem para participar de palestras com especialistas, partilhar suas dúvidas com outras grávidas e receber algumas dicas importantes para o cuidado com o bebê.
Neste mês de maio, o encontro aconteceu, na sexta-feira, 18, com cerca de 15 mulheres. Por ser este o mês dedicado às mães, a coordenação do projeto preparou uma surpresa para elas, dando-lhes diversos brindes.
De acordo com a coordenadora de treinamento e responsável pelo projeto ‘Nova Mamãe’, Leandra Maria da Silva Machado, a programação desse quinto encontro, de 2012, teve como tema “O diálogo com o pai do bebê”.
Ouça a entrevista na íntegra:
“Iniciamos nossa manhã com um momento de oração para as gestantes e seus bebês; depois, a dentista Bárbara de Souza Rocha palestrou sobre higiene bucal. Durante o intervalo, um café especial foi servido às participantes”, disse Leandra.
A doutora Roseli de Oliveira, pediatra do posto médico Padre Pio, em Cachoeira Paulista (SP), falou sobre a importância do diálogo entre o casal e a partilha das emoções com o pai do bebê. As gestantes puderam acompanhar o testemunho da psicóloga Gilsimar de Oliveira.
O sorteio dos brindes, a entrega de bombons e a exibição de um vídeo encerraram o encontro.
O objetivo principal do Programa ‘Nova Mamãe’ é acolher, com carinho, a mulher neste momento mais do que especial. Para a Canção Nova é importante cuidar da gestante para que ela possa se sentir amada e cuidada pela instituição.
Para Leandra, as gestantes que participam do programa interno têm demonstrando satisfação e dizem estar se sentindo valorizadas. Isso tem refletido no ambiente de trabalho delas.
“Observamos o aumento no rendimento de trabalho exercido pelas colaboradoras gestantes e a redução de absenteísmo (ausência ao trabalho). Muitas têm partilhado o quanto se sentem valorizadas pela Fundação, pelo carinho e cuidados dispensados a elas. Após o nascimento, o RH faz uma visita à casa da mãe, entrega presentes da FJPII e um certificado de participação. Além disso, qualquer dúvida ou dificuldade que elas tenham, podem entrar em contato com a coordenação do projeto e solicitar a visita de um agente de saúde”, explica a coordenadora.
Caso as novas mães tenham dificuldades na amamentação, a coordenadora do “Centro Família Novas”, Fabiana Azambuja, juntamente com uma enfermeira, vão a casa da gestante para orientá-la.
Para a missionária, Willieny Isaias, grávida pela primeira vez, o programa é muito importante, porque é uma maneira de a mulher esclarecer suas dúvidas e partilhar com outras gestantes a emoção de ser mãe.
:: Veja também
Mãe, manifestação do amor de Deus
A beleza e a maturidade de ser mãe e de ser filho