Judas Tadeu

O Santo das Causas Impossíveis

Antes de tudo, não confunda Judas Tadeu com o traidor Judas Iscariotes, ok?! E… Quem foi então, o Tadeu?

Seu nome significa

Judas era seu nome, e Tadeu um elogio, assim foi diferenciado pelos autores sagrados, do Judas traidor. No texto grego, o evangelista Mateus o chamava Lebeu e Tadeu que significa: “LEB” – CORDATO, BONDOSO, OU CORAJOSO. TADEU porém, vem da palavra siríaca “THAD” que quer dizer: MISERICORDIOSO, BENIGNO.

Primo de Jesus

Ele nasceu em Caná de Galiléia, na Palestina, era filho de Alfeu (ou Cleofas) e Maria de Cleofas. O pai, Alfeu, era irmão de São José e a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Logo, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe. Uau!

Será que Judas e Jesus brincavam juntos quando eram meninos?

O bisavô de Judas, por parte de sua mãe, era irmão de São Zacarias, o pai de São João Batista.

Interessante

Judas e seus irmãos eram conhecidos entre os apóstolos como os “irmãos de Jesus”, porque eram da mesma família. Conforme conta o historiador Eusébio (que juntou a Bíblia com os estudos de escritos antigos dos primeiros cristãos), logo que Jesus deixa a carpintaria do falecido São José e segue sua missão, escolhendo os apóstolos, vai com sua mãe ao casamento de seu primo Judas Tadeu com uma moça chamada Miriam, nas núpcias de Caná (bodas de Caná), e transforma a água em vinho.

A história continua e seus parentes quiseram que Jesus ficasse “famoso”, totalmente sem noção de quem Ele era realmente… Disseram-lhe: Parte daqui e vai para a Judéia, a fim de que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Pois quem deseja ser conhecido em público não faz coisa alguma ocultamente. Já que fazes essas obras, revela-te ao mundo.”

O pessoal da cidade de Jesus em Nazaré, não conseguia acreditar que um filho de carpinteiro, pudesse ser o Messias enviado por Deus. A Bíblia diz, que: “Nem seus irmãos creram nele…” (Jo 7,5).

Provavelmente são esses mesmos “irmãos”: tios e primos que vão com Nossa Senhora atrás de Jesus (será que para trazê-lo de volta à Nazaré cuidar da mãe e de suas obrigações?) e tiveram que escutar de Jesus: “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”

Ufa… Até que enfim, eles entendem direitinho a lição, pois todos acabaram seguindo Jesus, que deixa de ser o primo, tio, sobrinho e filho para ser deles “o Senhor”.


Família de Santos

Seus pais, Alfeu, o Cleofas, e sua esposa foram os discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús, no dia da ressurreição. Maria Cleofas, foi uma das piedosas mulheres que tinham seguido a Jesus desde a Galiléia e permaneceram ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima. Dos irmãos dele:

. Maria Salomé, a única irmã, foi mãe dos apóstolos Tiago Maior e João evangelista, sobrinhos de Judas Tadeu. Ela era, provavelmente mais velha, pois seu filho Tiago maior, isso é, mais velho que o próprio irmão de Maria Salomé, conhecido como Tiago “menor”.

. Tiago menor foi um dos doze apóstolos, que se tomou o primeiro bispo de Jerusalém;

. José, apenas conhecido como “o justo”;

. Simão foi o segundo bispo de Jerusalém, após a morte do irmão;

A Bíblia fala de Judas Tadeu

Na quinta-feira santa, o sobrinho de Judas Tadeu, o João evangelista, escreve que Judas estava entre os 12 apóstolos (Jo 14,22) e que Judas Tadeu, que pareceu pelo seu comentário, não ter  se conformado muito de Jesus não querer ser o rei de Israel e derrotar o Imperio Romano,  perguntou a Jesus: “Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo?” – Jesus respondeu: “Se alguém me ama, guardará a Minha Palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” – Será que Judas entendeu o que Jesus quis dizer? Naquela hora não sei,  mas depois entendeu..

Depois da Ressurreição de Jesus, o que aconteceu a São Judas Tadeu?

São Jerônimo (aquele que traduziu os livros sagrados que chamamos de “Bíblia” e estudava os escritos dos primeiros cristãos) disse que, depois que os Apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, são Judas iniciou sua pregação na Galiléia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judáicas. Participou do primeiro Concílio de Jerusalém, realizado no Ano 50. A seguir, foi evangelizar a Síria, Armênia e Mesopotâmia (atual Pérsia), onde ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão, o “zelote”, que evangelizava o Egito.

O historiador eclesiástico Nicéforo, escreveu: “Judas, que tinha o duplo título de Tadeu e Lebeu, filho de José e irmão de Tiago (que foi jogado do pináculo do templo de Jerusalém), pregou o Evangelho e propagou o Cristianismo, em primeiro lugar na Judéia, Galiléia, Samaria, Iduméa e, em seguida, na Arábia, Síria e na Mesopotâmia. Finalmente, ele chegou à cidade de Edessa, que pertencia ao rei Abgar, onde o Evangelho já havia sido anunciado por outro Tadeu, um dos setenta Apóstolos. Lá, o apóstolo Judas empreendeu e concluiu o que o outro Tadeu não tinha terminado”.

São Judas de Vincenzo Damiani

Por fim, no ano 70, foi morto de modo cruel, a golpes de machado, por sacerdotes pagãos, por Judas Tadeu se recusar a prestar culto à deusa Diana. É por isso que São Judas Tadeu é representado em suas imagenscom uma machadinha, o instrumento de seu martírio, na mão…

Além disso, é que durante o reinado de Domeciano (81-96 d.C.), dois netos de Judas, que trabalhavam a terra, foram levados pelo mesmo Imperador, por calúnias feitas por hereges, dado que eram descendentes de Davi e parentes do Senhor. Mas, depois que o Imperador teve a certeza de que não significariam qualquer risco político para ele, foram postos em liberdade.

As relíquias de São Judas Tadeu atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma, se você for lá, não esqueça de procurar por ele.

Porque São Judas é chamado o santo das “causas impossíveis”???

Por causa de uma tal Santa Gertrudes, ela contou que JESUS lhe apareceu aconselhando: “Invoque São Judas Tadeu, nos “casos mais desesperados”.

E também por causa de Santa Brígida. Ela estava orando, quando teve uma visão de Jesus que lhe disse: “Invocai com grande confiança ao meu apóstolo Judas Tadeu. prometo socorrer a todos quantos por seu intermedio a mim recorrerem.”

Parece que Jesus gosta mesmo desse primo!


O Apóstolo São Judas deixou uma linda cartinha que está na Bíblia, nela ele escreveu sobre esse tempo que estaos vivendo: “No fim dos tempos virão impostores, que viverão segundo as suas ímpias paixões, homens que semeiam a discórdia, homens sensuais que não têm o Espírito (Santo). Mas vós, caríssimos, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. Orai no Espírito Santo. Conservai-vos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.” (Judas 1, 18-21)

Contavam os Antigos…

O historiador Eusébio em sua “História Eclesiástica” escreveu que contavam os antigos cristãos que um Príncipe de Edessa, Abgar V ,mandou uma carta à Israel, pedindo a Jesus a sua cura, pois estava muito doente. E que, após a ascensão do Senhor, Ele apareceu ao apóstolo Judas Tadeu e, depois de ter pressionado seu rosto em um manto, deixou impressa sua forma e enviou São Judas que o levasse até o rei Abgar V que ficou curado ao tocar na imagem.

São Judas Tadeo…

  • LIVROS NA LOJA VIRTUAL DA CANÇÃO NOVA

  • MAIS LIVROS PARA LER ( ONLINE )