«

»

amigosdoceu

São Tomás de Aquino

Tomás de Aquino, o menino que quis saber quem é Deus

Epostal-tomas-aquino-_-Tia-Adelitara uma vez uma linda condessa italiana que vivia em um castelo, ela já tinha muitos filhos quando apareceu no castelo um velhinho chamado Buono, ele disse: “Condessa Teodora, Jesus me disse que irá ser mãe mais uma vez, de um menino que se chamará Tomás, ele será Frade da Ordem dos Pregadores e terá santidade e ciência tão grande que não haveria igual.

Foi assim que nasceu em 1225 São Tomás de Aquino! Quer ver sua históra? Eu contei no “Amigos do Céu”…

E uma história engraçada que aconteceu com São Tomás aqui…

 

Também contei essa história para nossa Play TV CN (Web TV CN)…

A História de São Tomás de Aquino para ler…

Aos 5 anos de idade Tomás foi mandado por sua mãe, para estudar no convento dos monges beneditinos, chamado Monte Casino, onde ele passou a morar. 

E ele não ficou com saudade de casa?

Era o costume da época. poucos meninos tinham o privilégio de estudar, não haviam escolas e quem queria estudar, tinha que morar no único lugar onde as pessoas sabiam ler e escrever e possuíam livros: os mosteiros!

E desde quando o Tomás passou a se interessar por livros?

Thomass.lEntão, aos 5 anos, lá no convento dos monges beneditinos Vendo um monge passar pelo corredor, puxou a manga de seu hábito e lhe perguntou: “Quem é Deus?” O monge respondeu de qualquer jeito, porque era só um menininho perguntando.

Qual é a dele? ele não sabe que os meninos são inteligentes…

Tomás Descontente com a resposta, esperou passar outro monge e perguntou também a ele. e a outro, e a outro, mas ninguém conseguia dar uma explicação porque Tomás achava as palavras dos monges menos que à idéia de Deus que ele trazia no coração!

Aí tomás!

Então um monge disse ao menino que não importava intender, bastava ter fé. Mas Tomás, respondeu: “Justamente porque tenho fé quero saber mais, quero entender!”

Tomás é dos meus!

Aos 10 anos, Tomás foi enviado para estudar na Universidade de Nápoles gramática, dialética, retórica e filosofia. ele era um gênio!

Foi lá que conheceu os padres dominicanos e ficou entusiasmado com a comunidade. Era na Ordem dos Pregadores, recém fundada por São Domingos e decidiu: quero ser um dominicano.

Só que a sua família foi totalmente contra… Sua mãe disse: O que??? o filho do conde, parente de reis, quer ser frei dessa ordenzinha pobre, recém fundada? se ao menos fosse um Arcebispo de Nápoles…

Mas Tomás era decidido, Aos 14 anos entrou na Ordem dos Frades Pregadores. Quando sua mãe soube, nem lembrou da profecia do velho buono, se encheu de fúria e quis tirá-lo à força.

Tomás Fugiu para Paris, seus irmãos foram atrás, o amarraram e o trouxeram para o castelo. Após tê-o espancado brutalmente, tentaram arrancar seu hábito religioso. Tomás aguentou firme e disse aos irmãos: “É uma coisa abominável querer repreender os Céus por um dom que de lá recebemos”.

Assim capturado, levaram-no à mãe, a qual tentou fazê-lo abandonar seu propósito. Na incapacidade de convencê-lo, mandou suas duas filhas tentarem convencer a qualquer preço o irmão “rebelde”. Com palavras sedutoras, elas lhe mostraram as mil vantagens que o mundo lhe oferecia, mas ele falou tão lindo do amor que ele tinha por jesus que no lugar de o convencerem saíram convencidas e uma delas decidiu fazer-se religiosa e partiu para o convento.

Então o conde tomou uma medida drástica: prendeu-o na torre do castelo de Roccasecca, com o intuito de mantê-lo encarcerado enquanto não desistisse de sua vocação. Em completa solidão, o adolescente Tomás passou ali, preso na torre dos 14 aos 16 anos e nem assim desistiu de sua vocação.

Os frades dominicanos o acompanhavam espiritualmente através de orações e enviavam livros e novos hábitos que lhe chegavam às mãos por intermédio de suas irmãs.

Tomás de AquinoDois de seus irmãos montaram um plano diabólico: enviaram à torre uma moça muito bonita a quem pagaram para que ela tentasse a Tomás que a namorasse. Vendo a mulher aproximar-se tentando agarrá-lo: “Me de só um beijinho…” – Tomás pegou na lareira um tição em chamas e com ele assustou a moça, que fugiu apavorada para salvar a própria pele. Tomás traçou com o mesmo tição em brasa uma cruz na parede, ajoelhou-se e renovou sua promessa de castidade.

Nessa noite, Jesus e sua Mãe Maria o visitaram num sonho, durante o qual dois anjos o cingiram com um cordão celestial, dizendo: “Viemos da parte de Deus conferir- te o dom da virgindade perpétua, que a partir de agora será irrevogável”. É por isso que São Tomás recebeu o título de Doutor Angélico, doutor porque escreveu coisas muito sábias a respeito de Deus e angélico por sua pureza semelhante a dos anjos.

Um famoso pintor, Diego Velázquez pintou essa cena…

Saint_Thomas_Aquinas_Diego_VelázquezCom essa última investida dos irmãos, os condes seus pais, se convenceram que não havia como fazer Tomás desistir de ser um pobre frei dominicano e o deixaram partir, ele tinha só 17 anos.

Tomás levou a vida inteira estudando e pesquisando a resposta da pergunta que fez quando menino, com 5 anos: “Quem é Deus?”aquino-

E suas respostas, inspiradas pelo Espírito Santo, até hoje são estudadas pelos futuros padres, os seminaristas, nas faculdades de teologia do mundo inteiro. e o papa Leão XIII ordenou que os escritos de Tomás se tornassem obrigatórios para os futuros sacerdotes nos cursos de teologia no mundo inteiro.

postal-tomas-aquino-col-_-Tia-Adelita-Valei tanto ele lutar tanto por sua vocação.

São Tomás de Aquino, rogai por nós! Quer colorir são Tomás? Clique em seu desenho para ampliar e imprimir…


Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/sao-tomas-de-aquino/

6 comentários

  1. Gisele Modotti disse:

    Amei… estou gravida de 6 meses e nosso menino se chamará Tomás porque amamos esse nosso amigo do céu… Que Santo Tomás interceda sempre por nossa família. bjus
    Ah já estou lendo essa história para ele =)

  2. Ana Lígia Barbosa Paixão disse:

    Ouvi uma história em que São Tómas de Aquino estava estudando,ele já era frei,aprofundando seus conhecimentos quando um frade o chamou e disse: _ Tómas,venha ver a vaca voadora! Eles foram correndo. Chegando ao pátio,todos os frades estavam rindo dele.Então um frade perguntou:_ Tómas,como fostes tão bobo?São Tómas de Aqiuno respondeu:_ Por que eu achastes que vocês eram homens de Deus e não mentirosos.
    ABRAÇOS E BEIJOS,
    ANINHA

  3. MARCILIA SOUSA disse:

    LINDA HISTÓRIA, MUITO BOM CONTAR CONTAR HISTORIAS PARA AS CRIANÇAS
    AMEI! A PAZ DE CRISTO.

  4. Matheus disse:

    Onde podemos ter acesso aos escritos de são Tomás Aquino obrigatórios aos sacerdotes? Devem ser interessante aos leigos também para conhecer mais a Deus!

    1. amigosdoceu
      amigodoceu disse:

      Tente aqui http://www.obrascatolicas.com/

  5. renato servilha filho disse:

    Obrigado

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com