As nossas obras devem anunciar Jesus Cristo

Na Igreja, as obras de caridade deve testemunhar Jesus Cristo. Em um dos meus textos passados falava que o testemunho de vida pela caridade tem a primazia na ação missionária. Esta atitude de testemunho de vida está sempre acompanhada por ações caritativas.

Porém, as ações caritativas sem a graça de Deus é filantropia, não é evangelização, não é anunciar o nome de Jesus Cristo. Como nos fala o Papa Francisco: Podemos caminhar o que quisermos, podemos edificar um monte de coisas, mas se não confessarmos Jesus Cristo, está errado. Tornar-nos-emos uma ONG sócio-caritativa, mas não a Igreja, Esposa do Senhor.” (Homilia Santa Missa com os Cardeais, 14/03/2013)

Não se podem tirar os méritos de tais gestos de solidariedade feitos por tantas pessoas de boa vontade e instituições seculares pelo mundo, mas tudo isso sem Cristo não é evangelização. Nos gestos de caridades desempenhados nestas ações caritativas executadas nas missões pela Igreja tem como finalidade pelo Espírito Santo dar testemunho da verdade: Jesus Cristo!

A solução é bem simples: Sermos cristãos na evangelização! A palavra “cristão” denomina àqueles que se fazem “novos cristos”, ou seja, seguem e fazem as  obras de Jesus no mundo. Talvez em primeiro momento não seja possível anunciar com palavras o Evangelho, mas que a nossa vida grite por nossas obras que Jesus Cristo é o Senhor.

Forte abraço,

Ademir Costa

@ademircn

Be Sociable, Share!