1ª Carta de São João > Leitura #2

Jesus Cristo, o justo

Jesus Cristo, o justo, o nosso defensor junto do Pai. Nele podemos depositar a nossa confiança, pois advoga a nosso favor.

No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um defensor: Jesus Cristo, o justo.”

Temos um defensor: Jesus Cristo, o justo. Não fomos abandonados por sermos pecadores, Jesus mesmo intercede por nós.

Créditos: by Getty images / Studio-Annika

Ele nos chama a conhecê-lo. E quem o conhece, o segue, vive como ele, está na luz.

Quem não o conhece não observa os seus mandamentos e por isso anda nas trevas e não sabe para onde vai. Mas o amor de Deus é plenamente realizado naquele que guarda sua palavra.

Por isso, o empenho em conhecer a Deus nos mantém em seu caminho de salvação. A busca por sua palavra, pela intimidade com Ele, pela oração e na comunhão com os irmão na fé, vão edificando o homem e a mulher de Deus, pecadores, sim, mas inconformados com o pecado e sempre prontos para tentar mais uma vez.

Observar os mandamentos

Por isso a importância fundamental de observar os mandamentos de Deus.

O testemunho de quem caminha com Deus aparece, precede suas palavras. Por isso, é possível identificar aqueles que realmente estão no caminho de Deus e os que fingem estar. Da mesma forma, o amor entre os irmãos é um sinal concreto de que Deus está no meio de nós.

Leia o trecho em I Jo 2, 1-11

Na Bíblia cnbb página 1505-1506

Título: Cristo, nosso defensor junto a Deus / O mandamento antigo e novo

Promessas

1Jo 2,1-2

Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai, um defensor: Jesus Cristo o Justo. Ele é a oferenda de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.”

Princípios Eternos

1 Jo 2,3-6.9-11

O critério para saber que o conhecemos é este: se observamos os seus mandamentos. Quem diz: Eu conheço a Deus, mas não observa os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele , porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. Com isso sabemos que estamos em Deus. Quem diz que permanece em Deus deve, pessoalmente caminhar como Jesus caminhou.”

Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmãos, ainda está nas trevas. O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre risco de tropeçar. Mas o que odeia se seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas e não sabe para onde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos.”

Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

Como posso colocar em prática?

Fidelidade à palavra de Deus. Fidelidade ao diário espiritual. Vida concreta de testemunho, vivendo como ele viveu, amando como ele amou, sonhando como ele sonhou…