1ª Carta de São João > Leitura #4

O anticristo!

Esse tal anticristo age mesmo no mundo? Ele é mesmo real ou uma coisa do passado? Como defender a fé das suas armadilhas?

Créditos: by Getty images /D-Kein

Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho, possui também o Pai.”

A característica principal do anticristo é a oposição à verdade revelada por Deus. E na época desta carta de São João, ele queria acertar a raiz da fé, negando a comunhão entre o Pai e o Filho.

O apóstolo tratou logo de confirmar e recordar sua comunidade a respeito da verdade. E a ordem foi clara: “Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio.”

A fé de sempre da Igreja!

Significa que ninguém, não autorizado pode pregar nada diferente do que foi pregado pelo apóstolo inicialmente. É a fé de sempre da igreja, a Sagrada tradição que permanece com aquilo que ouviu desde o princípio e vive a sua fé trilhando esse caminho.

Há muita gente sendo enganada e desencaminhada da fé por vários anticristos espalhados e disfarçados pelo mundo afora. A palavra de Deus nos dá a chave para nos defender desses ataques: Permanecer firme na fé!

Somos convidados a sair do nosso esfriamento e avançar decididamente em direção e uma vida com Deus de qualidade: Qualidade de oração, de atitude, de confiança e fé.

Leia o trecho em I Jo 2, 18-29

Na Bíblia cnbb página 1506-1507

Título: A última hora e o anticristo / A filiação divina

Promessa

1 Jo 2, 24b-25

Se permanecer em vós aquilo que ouvistes desde o princípio, permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.”

Ordem

1 Jo 2, 24a.28

Permaneça em vós aquilo que ouvistes desde o princípio.

Agora pois, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.”

Principio Eterno

1 Jo 2,21-23.27.29

Se eu vos escrevi, não é porque ignorais e verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira provém da verdade. Ora, quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai.”

Quanto a vós, a unção que recebestes de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que ninguém voa ensine. A unção vos ensina tudo. E ele é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme vos ensinou, permanecei nele.”

E já que sabeis que ele é o Justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele.”

Anote no seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Permaneça em vós aquilo que ouvistes desde o princípio.”

O Espirito de Deus permanece na Igreja, ensina a Igreja, assiste a Igreja e nela eu posso confiar e devo permanecer pois também ela permanece naquilo que foi ensinado desde o princípio.

Como posso colocar em prática?

Amando e conhecendo ainda mais a Igreja. Estudando a palavra e lendo o Catecismo.