1ª Carta de São João > Leitura #5

Somos filhos de Deus

Saber que somos filhos de Deus pode mudar tudo em nossa vida, se realmente acreditarmos no que somos. Esse grande presente não nos foi dado em vão.

Créditos: by Getty images / Dimitris66

Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!”

E nem sequer se manifestou o que seremos, pois quando Jesus voltar o veremos tal como ele é e seremos semelhantes e ele… imagine! Hoje, no entanto, já somos filhos de Deus.

Enquanto ele não vem, nós nos santificamos permanecendo junto dele para que sejamos purificados dos nossos pecados. E essa é a nossa grande luta para permanecermos na condição de filhos de Deus: livrar-nos do pecado. Não só Jesus nos tornou filhos de Deus pelo Batismo e sua redenção, mas ele veio destruir as obras do diabo na face da terra e em cada coração humano.

No entanto, eu e você temos direito de escolha. Se escolhemos permanecer em Deus, vamos nos tornando cada vez mais filhos de Deus tal como Deus quer; mas se não permanecermos e nos desviarmos para outros caminhos, corremos o risco de ficar tão distantes que já não pareceremos com ele, sendo maus filhos de Deus.

É tão grande o que nos espera, que não podemos perder o foco de Deus e nos revestirmos de coragem e confiança naquele que nos chamou. Assim, ele nos manterá em segurança no caminho da salvação.

Leia o trecho em I Jo 3,1-10

Na Bíblia cnbb página 1506-1507

Título: A filiação divina

Promessas

1Jo 3,2

Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.”

Princípios eternos

1Jo 3,1.3-10

Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.

Todo aquele que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Todo aquele que comete o pecado, pratica a iniquidade, e o pecado é a iniquidade. Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. Todo aquele que permanece nele não continua pecando, e todo aquele que continua pecando mostra que não o viu, nem o conheceu.

Filhinhos, que ninguém vos desencaminhe. O que prática a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que prática o pecado é o diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isso é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

Todo aquele que nasceu de Deus não vive em pecado, porque a semente de Deus fica nele; é impossível que ele viva pecando, pois nasceu de Deus.

Nisto se revela quem é o filho de Deus e quem é o filho do diabo: todo aquele que não pratica a justiça não é de Deus, como também não é de Deus quem não ama o seu irmão.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Para isso que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. Assim, eu que nasci de Deus devo viver para ele. Jesus quer igualmente destruir as obras do diabo na minha vida, pois ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Como posso colocar em prática?

Hoje necessito me lançar confiantemente nos braços do Jesus e ter a coragem de encarar a minha realidade de pecador, pedindo na oração humildemente que ele me liberte. Fazendo um exame de consciência e buscando nos meus atos a conversão. Mas além disso, dedicar-me e ocupar-me com as coisas de Deus para não dar abertura a satanás.