Carta aos Filipenses > Leitura #220

Como crescia o amor na Igreja primitiva?

Como crescia o amor na Igreja primitiva? No cultivo da fé e da caridade, na oração e na comunhão dos irmãos, na comunhão com Cristo servo e sofredor.

“Que o vosso amor cresça ainda, e cada vez mais, em conhecimento e em toda percepção, para discernirdes o que é melhor.”

Esta é a oração de Paulo pelos Filipenses… Se o apóstolo pede a Deus que esse amor cresça ‘ainda’, significa que já é bom e significa que sempre pode melhorar. Aqui está um principio Eterno bem escondido na oração de São Paulo: ‘…o amor que cresce em conhecimento e percepção sabe discernir o que é melhor.’ E o Versículo seguinte atesta isso com uma promessa de sanificação, de Justificação diante de Deus: ‘Assim, estareis puros e sem nenhuma mancha para o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.’

São Paulo tem certeza de que Deus acabará a obra começada nos Filipenses, porque testemunha a sua fidelidade diante de tudo aquilo que foi ensinado e anunciado àquela comunidade: ‘Eis minha convicção: Aquele que começou em vós tão boa obra, há de levá-la a bom termo até o dia de Cristo Jesus.’

Nesta saudação da carta de São Paulo aos Filipenses, nos vem ao coração um sentimento de que o verdadeiro amor não é aquele que ‘somente’ enche de elogios, de palavras bonitas, de presentes e outras atitudes próprias de quem ama, mas que o verdadeiro amor é aquele que ‘honra’ a quem ama também e por vezes exclusivamente nas dificuldades; que crescer em conhecimento e percepção vai muito além dos sentimentos que envolvem o amor e tocam na vida concreta da pessoa, sente seu cheiro, participa de sua vida de forma ativa, come sal junto, bebe a mesma água, sente o mesmo frio… Quando esse amor cresce assim na esfera eu, Deus e meu irmão, o discernimento do que é melhor é o fruto imediato e a justificação, é o caminho seguro ao qual somos conduzidos.

Leia o trecho em Fl 1, 1-11

Na Bíblia cnbb página 1443-1444

Título: Ação de graças pela comunidade

Promessas

Fl 1, 6

“Eis minha convicção: Aquele que começou em vós tão boa obra, há de levá-la a bom termo até o dia de Cristo Jesus.”

Fl 1, 10b-11

“Assim, estareis puros e sem nenhuma mancha para o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.”

Princípio Eterno

Fl 1, 9-10a

” É isso que eu peço a Deus: que o amor que cresce em conhecimento e percepção sabe discernir o que é melhor.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Amor verdadeiro é aquele que nasce de Deus, passa por mim, atinge o meu irmão e volta para Deus salvando os dois.

Como posso pôr isso em prática?

Primeiro receber de Deus, deixar-me amar por ele… Ouvi-lo na oração pessoal, na sagrada escritura, na palavra da igreja. Anunciar esse amor com a vida e com as palavras aos meus irmãos. Perseverar com eles no caminho da santidade. É o que eu procuro fazer hoje como missionário na Comunidade Canção Nova.