Carta aos Filipenses > Leitura #220

Como crescia o amor na Igreja primitiva?

Como crescia o amor na Igreja primitiva? No cultivo da fé e da caridade, na oração e na comunhão dos irmãos, na comunhão com Cristo servo e sofredor.

Como crescia o amor na Igreja primitiva?

Crédito: pixelfit / Getty Images

“Que o vosso amor cresça ainda, e cada vez mais, em conhecimento e em toda percepção, para discernirdes o que é melhor.”

Esta é a oração de Paulo pelos Filipenses. Se o apóstolo pede a Deus que esse amor cresça “ainda”, significa que já é bom e significa que sempre pode melhorar. Aqui está um princípio Eterno bem escondido na oração de São Paulo: “…o amor que cresce em conhecimento e percepção sabe discernir o que é melhor”. E o Versículo seguinte atesta isso com uma promessa de santificação, de Justificação diante de Deus: “Assim, estareis puros e sem nenhuma mancha para o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus”.

São Paulo tem certeza de que Deus acabará a obra começada nos Filipenses, porque testemunha a sua fidelidade diante de tudo aquilo que foi ensinado e anunciado àquela comunidade: “Eis minha convicção: Aquele que começou em vós tão boa obra, há de levá-la a bom termo até o dia de Cristo Jesus”.

Nesta saudação da carta de São Paulo aos Filipenses, vem-nos ao coração um sentimento de que o verdadeiro amor não é aquele que “somente” enche de elogios, de palavras bonitas, de presentes e outras atitudes próprias de quem ama, mas que o verdadeiro amor é aquele que “honra” a quem ama também e, por vezes, exclusivamente nas dificuldades, que crescer em conhecimento e percepção vai muito além dos sentimentos que envolvem o amor e tocam na vida concreta da pessoa, sente seu cheiro, participa de sua vida de forma ativa, come sal junto, bebe a mesma água, sente o mesmo frio… Quando esse amor cresce assim na esfera, eu, Deus e meu irmão, o discernimento do que é melhor é o fruto imediato e a justificação, é o caminho seguro ao qual somos conduzidos.

Leia o trecho em Fl 1,1-11

Na Bíblia CNBB, página 1443-1444
Título: Ação de graças pela comunidade

Promessas

Fl 1,6

“Eis minha convicção: Aquele que começou em vós tão boa obra, há de levá-la a bom termo até o dia de Cristo Jesus.”

Fl 1,10b-11

“Assim, estareis puros e sem nenhuma mancha para o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.”

Princípio Eterno

Fl 1,9-10a

” É isso que eu peço a Deus: que o amor que cresce em conhecimento e percepção sabe discernir o que é melhor.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Amor verdadeiro é aquele que nasce de Deus, passa por mim, atinge o meu irmão e volta para Deus salvando os dois.

Como posso pôr isso em prática?

Primeiro receber de Deus, deixar-me amar por ele… Ouvi-lo na oração pessoal, na Sagrada Escritura, na palavra da Igreja. Anunciar esse amor com a vida e com as palavras aos meus irmãos. Perseverar com eles no caminho da santidade. É o que eu procuro fazer hoje como missionário na Comunidade Canção Nova.