Carta aos Romanos > Leitura #543

A esperança dos filhos de Deus

A esperança dos filhos de Deus não está neste mundo. Por isso, vivemos nele com o olhar no céu. Pois o que sofremos aqui não se compara com a alegria de lá.

#542 A esperança dos filhos de Deus

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

“Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não tem proporção com a glória que há de ser revelada em nós.”

E será necessário procurar bastante para encontrar um cristão que tenha sofrido mais do que Paulo por causa de Jesus (Cf 2 Cor 11, 16-33), e é esse mesmo Paulo que nos enche de esperança com esta palavra.

Se a criação e nós mesmos estamos gemendo como que em dores de parto aguardando a nossa redenção; e se nós mesmos precisamos nos manifestar como verdadeiros filhos de Deus aqui neste mundo, imagine a glória que será revelada em nós! É essa a nossa esperança! Esperamos por causa da Palavra de Jesus que ressuscitou dos mortos.

E como garantia, desde já, recebemos o Espírito de Deus que vem em nosso auxílio, na nossa fraqueza, até para rezar, nos tornando filhos de Deus, nos modelando conforme a sua vontade, para que esta esperança permaneça viva, e a nossa manifestação seja revelada já aqui, nesta terra, como verdadeiros filhos de Deus.

Leia o trecho em Rm 8, 18-30.

Na Bíblia CNBB; página 1390.

Título: A esperança da glória.

Promessas
Rm 8, 18-19.21
“Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não tem proporção com a glória que há de ser revelada em nós.

De fato, toda criação espera ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus.”

Também a própria criação espera ser libertada da escravidão da corrupção, em vista da liberdade que é a glória dos filhos de Deus.”

Princípios Eternos
Rm 8, 20.22-30

Pois a criação foi sujeita ao que é vão e ilusório, não por seu querer, mas por dependência daquele que a sujeitou.”

Com efeito, sabemos que toda criação, até o presente, está gemendo como em dores de parto, e não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nosso íntimo, esperando a condição filial, a redenção do nosso corpo. Pois é na esperança que somos salvos.

Ora, aquilo que se tem diante dos olhos não é objeto de esperança: como pode alguém esperar o que está vendo? Mas, se esperamos o que não vemos é porque aguardamos com perseverança.

Da mesma forma, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito, pois é de acordo com Deus que ele intercede em favor dos santos.

Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio. Pois os que ele conheceu desde sempre, também os predestinou a se configurarem com a imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito de uma multidão de irmãos.

E aqueles que predestinou, também os chamou, e os que chamou também os justificou, e os que justificou, também os glorificou.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio.”

Como posso pôr isso em prática?
É na vida de oração, na imitação das virtudes de Deus, na docilidade que vou experimentar este bem que sempre estará em meu favor, ainda que em meio aos sofrimentos, pois a esperança não engana aquele que crê.