Carta aos Romanos > Leitura #530

A fé autêntica

A fé autêntica é o que se quer encontrar em toda pessoa que crê. Nem sempre é assim, pois apesar dos pecados, a fé pode ser autêntica se o coração não for leviano.

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

“Verdadeiro Judeu é o que se distingue como Judeu por seu interior, e verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o Espírito e não segundo a letra.”

A fé autêntica é um estado de alma e de vida que se conquista, e assim não pode ser comprada nem improvisada. É preciso que seja construída dia após dia, com muito esforço, pois somos pecadores e isso exige de nós renúncias e paciência.

A crítica deste trecho nos atinge em cheio à medida que nos acostumamos com nosso estado de fé atual e deixamos de buscar a conformidade com Cristo, o Homem perfeito. Quando nos enchemos de conhecimento, mas não o colocamos em prática, nossa fé é vã, vazia e sem frutos. Isso nos leva à reprovação e condenação diante de Deus, principalmente se estivermos com encargo de ensinar.

A nossa fé é maior que os gestos exteriores e as intenções do coração, ela possui duas asas: as intenções do coração e as obras. O cristão não alça voo com apenas uma delas, as obras são vitais, mas sem reta intenção se tornam vaidade!

Tenhamos cuidado e prudência para não julgar as obras e as intenções alheias, pois só Deus conhece todas as coisas! Julguemos a nós mesmos e vejamos se estamos de acordo com a nossa fé. Aquele que julgamos pagão pode ser justificado por sua fidelidade que Deus vê, enquanto nós, que somos batizados, podemos ser condenados pela fidelidade que Deus não encontrou em nós.

Leia o trecho em Rm 2,17-29

Na Bíblia CNBB, página 1384
Título: A inconstância de Israel com relação à Lei

Promessas

Rm 2,27

Mais ainda: o incircunciso que cumpre a Lei te condenará a ti, que transgrides a Lei, embora possuas as escrituras e sejais circuncidado.”

Princípios Eternos

Rm 2, 25-26.28-29

Por um lado, a circuncisão é útil se cumpres a Lei. Por outro lado, se transgrides a Lei, mesmo com tua circuncisão, não passas de um incircunciso. Se, portanto, um incircunciso observar as prescrições da Lei, não será ele tido como um circunciso?”

Não é verdadeiro Judeu o que parece tal apenas por seu exterior, nem é verdadeira circuncisão uma simples incisão na carne. Verdadeiro Judeu é o que se distingue como Judeu por seu interior; e verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o Espírito e não segundo a letra. Esta é que recebe o louvor, não dos homens, mas de Deus.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
A fé autêntica não se improvisa.

Como posso pôr isso em prática?
Fugindo de todo improviso, mas abandonado nas mãos de Deus, buscar a intimidade, a vivência e o conhecimento na fé.