Carta aos Romanos > Leitura #531

A superioridade do Judeu

A superioridade do Judeu está alicerçada na sua escolha. Israel foi escolhido por Deus para revelar seus oráculos dentro todos os povos do mundo.

#530 A superioridade do Judeu

Créditos: Wesley Almeida

“Qual a superioridade do Judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Grande, e sob muitos pontos de vista. Primeiros porque a eles, os judeus, é que foram confiados os oráculos de Deus.”

“Que importa se alguns não creram? Acaso a incredulidade deles vai anular a fidelidade de Deus? De modo algum.”

A superioridade do Judeu é a sua aliança com Deus e a fidelidade a esta aliança! Esta fidelidade é quem sustentou a aliança com os Judeus que, como nós, foram infiéis à Lei. O que Paulo está nos explicando é que não podemos apoiar nossa fé, nossa predileção e escolha nas práticas da lei, ou nos sinais do corpo como a circuncisão.

É a graça de Deus que nos mantém, que nos faz permanecer fiéis. Isso veremos nos capítulos posteriores até o final da carta. Assim como nenhum de nós consegue permanecer fiel e infringimos a Lei, somos culpáveis e condenáveis. Se queremos nos apoiar na Lei para obter salvação, teremos que a viver plenamente, do contrário, seremos condenados.

Por isso Jesus veio na carne, a nossa carne humana, viver plenamente a lei como homem e assim salvar-nos também pela observância da Lei. Mas não só, ele veio dar a compreensão perfeita da Lei que nos era falha, imprecisa.

Se Nele crermos, teremos a vida.

Leia o trecho em Rm 3,1-20

Na Bíblia CNBB, página 1384-1385

Título: Todos são culpáveis diante de Deus

Princípios Eternos

Rm 3, 1-4a.19-20

“Qual a superioridade do Judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Grande, e sob muitos pontos de vista. Primeiros porque a eles, os judeus, é que foram confiados os oráculos de Deus. Que importa se alguns não creram? Acaso a incredulidade deles vai anular a fidelidade de Deus? De modo algum.”

Ora, sabemos que tudo quanto diz a Lei, ela o diz para os que a ela estão sujeitos. Assim, toda boca se cala e todo o mundo se reconhece culpável diante de Deus, porquanto ninguém será justificado diante dele pela prática da Lei. Pois a Lei nos dá apenas o conhecimento do pecado.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

…porquanto ninguém será justificado diante dele pela prática da Lei.”

Como posso pôr isso em prática?

Apoiar a minha fé não nas práticas de mandamentos, mas no amor para com Deus e, por esse amor, viver a lei de Cristo, a nova aliança que ele conquistou com seu sangue. “É por graça que fostes salvos” (Ef 2,5b).