Carta aos Romanos > Leitura #539

Vida após a morte

Muitos de nós acreditam na vida após a morte, sobretudo o cristão. Mas, para os cristãos, essa vida e morte já começaram no nosso encontro pessoal com Jesus.

Vida após a morte

Créditos: Delmaine Donson / GettyImagens

“Agora, porém, mortos para aquilo que nos aprisionava, fomos libertados da lei, de modo a servirmos no novo regime do Espírito e não mais no regime antiquado da letra.”

Vida após a morte. Sim, é isso mesmo! O cristão é alguém que já morreu. Morreu para o pecado, para as coisas mundanas, para as paixões desordenadas, para os desejos desorientados, para a Lei que rege este mundo.

No caso dos Judeus, era a Lei de Moisés que acusava o pecado. Não que se pudesse pecar, mas como cumprir na íntegra a lei era impossível, esta se tornava instrumento de condenação e não de salvação.

Com Jesus Cristo, o Justo, somos convidados a morrer para a Lei, abandonando-a para viver por meio da fé n’Ele, obedecendo aos Seus mandamentos e sabendo que fomos salvos por Ele gratuitamente, de modo que nenhuma Lei pode nos salvar, mas sim, Jesus Cristo.

A morte entrando na vida do cristão

Assim como a Lei não pode nos condenar porque não vivemos sob o seu jugo, nossos pecados foram lavados no Sangue de Jesus Cristo. E se voltarmos a pecar? Ele está aí, fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda iniquidade. (1 Jo1,9)

Por isso a morte entrou na vida do cristão, assim ele conheceu Jesus. Pois seus desejos, sonhos, projetos, pecados, limites e tudo o mais que antes estava desordenado pelo pecado e sujeito ao julgamento da Lei, encontrou a morte para viver ressuscitado com Cristo.

Essa é a nossa verdadeira conversão. Se mentíamos, damos morte a mentira para viver para a verdade. O mesmo se roubávamos, se adulterávamos e se praticávamos a injustiça.

É! A vida após a morte começa aqui para os cristãos, morte para o pecado, e vida para Deus! Como está a sua vida após morrer para o pecado e suas consequências? Certamente melhor. Pois ela é só um pequeno gostinho do que será na eternidade quando finalmente passarmos da morte para a vida eterna com Jesus Cristo Nosso Salvador.

Leia o trecho em Rm 7,1-6

Na Bíblia CNBB, página 1388
Título: A isenção da Lei. Comparação com o casamento

Princípios Eternos

Rm 7,1-6

Acaso ignorais, irmãos (estou falando a quem entende de leis), que a lei rege a pessoa só enquanto ela viver? Assim, por exemplo, a mulher casada está ligada por lei ao seu marido enquanto ele vive. Se, porém, ele vier a falecer, ela estará livre da lei que a prendia ao marido. Portanto, se, em vida do marido, ela se entregar a um outro homem, será chamada de adultera. Mas, se seu marido for falecido, ela estará livre da lei, de sorte que, não será adultera se, se entregar a um outro. Também vós, meus irmãos, morrestes em relação a Lei, mediante ao corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, aquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus. Quando vivíamos no nível da carne, as paixões pecaminosas ativadas pela Lei, agiam em nossos membros a fim de que frutificássemos para a morte. Agora, porém, mortos para aquilo que nos aprisionava, fomos libertados da lei, de modo a servirmos no novo regime de Espírito e não mais no regime antiquado da letra.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Agora, porém, mortos para aquilo que nos aprisionava, fomos libertados da lei, de modo a servirmos no novo regime de Espírito e não mais no regime antiquado da letra.”

Como posso pôr isso em prática?

Para viver no regime do Espírito, preciso estar cheio do Espírito Santo. Portanto, pedir, todos os dias essa graça irá me manter na fidelidade.