Carta aos Romanos > Leitura #542

A vida no Espírito

A vida no Espírito que Jesus nos concede é oposta à vida na carne. Quem tem a coragem de romper com este mundo prova da liberdade dos filhos de Deus.

A vida no Espírito

Créditos: Tinnakorn Jorruang / GettyImagens

“Pois se viverdes segundo a carne morrereis; mas se, pelo Espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis.”

O nome que damos a essa atitude é conversão. A vida no Espírito nos impulsiona a vivermos assim. Quando a pessoa aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador, é também chamada a uma vida nova. Não é só proclamar com os lábios, mas manifestar também nas atitudes, pensamentos, sentimentos, projetos.

É uma vida que não exclui a carne, por ser vivida no Espírito, mas a converte, dando rédeas àquilo que antes vivia sob o vento da própria concupiscência. É dar morte ao procedimento carnal, o que causa sofrimento, pois somos pessoas carnais e espirituais, mas optamos por fazer viver no Espírito e mortificar a carne naquilo que é pecado.

Não se trata de escolher o sofrimento para ser de Deus ou para ser salvo, é que escolhendo a luz, preciso abandonar as trevas; escolhendo a bondade, preciso abandonar a maldade, e assim por diante. Porém, muitas das atitudes pecaminosas estão atreladas ao prazer e aos comportamentos que nos habituamos a ter, e isso é uma renúncia.

A condenação, porém, não mais está sobre aquele que vive no Espírito.

Leia o trecho em Rm 8, 1-17

Na Bíblia CNBB; página 1389-1390.
Título: A vida no Espírito.

Promessas

Rm 8, 11.13.17

E, se os Espírito daquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.”

“Pois se viverdes segundo a carne morrereis; mas se, pelo Espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis.”

E, se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, se, de feto sofremos com ele, para sermos também glorificados com ele.”

Princípios eternos

Rm 8, 1-10.13-16

Agora, portanto, já não há condenação para aqueles que estão no Cristo Jesus. Pois a Lei dos Espírito que dá a vida no Cristo Jesus, te libertou da Lei do pecado e da morte. Com efeito, aquilo que era impossível para a Lei, em razão das fraquezas da carne, Deus o realizou enviando seu próprio Filho em carne semelhante a do pecado, e por causa do pecado.

Assim, Deus condenou o pecado na carne, a fim de que a justiça exigida pela Lei seja cumprida em nós, que não procedemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Os que vivem segundo a carne se voltam para o que é da carne, os que vivem segundo o Espírito se voltam para o que é espiritual.

Na verdade, as aspirações da carne levam à morte e as aspirações do Espírito levam à vida e à paz. Portanto, as aspirações da carne são uma rebeldia contra Deus: não se submetem – nem poderiam submeter-se – à Lei de Deus. Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós.

Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Se, porém, o Espírito está em voz, embora vosso corpo esteja morto por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida por causa da justiça.”

“Pois se viverdes segundo a carne morrereis; mas se, pelo Espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis. Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Cristo são filhos de Deus. De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes o Espírito que, por adoção, vos torna filhos, e no qual, clamamos: Abbá, Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito, atestando que somos filhos de Deus.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

“Pois se viverdes segundo a carne morrereis; mas, se, pelo Espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis.”

Como posso pôr isso em prática?

Rezar mais e melhor. Sobretudo, a oração carismática, entregando-me e deixando-me conduzir pelo Espírito de Cristo.