Carta aos Romanos > Leitura #541

Não faço o bem que quero, faço o mal

Quantos de nós chegamos a essa conclusão incontestável diante do próprio processo de conversão?
“Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero”.

Não faço o bem que quero, faço o mal

Créditos: comzeal / GettyImagens

“Pois querer o bem está ao meu alcance, porém é necessário realizá-lo.”

 Esta é uma crise própria de quem está num processo de conversão, já que nele há um desejo e uma vontade de realizar o bem e de fazer a vontade de Deus. Mas, muitas vezes, não faz o bem que quer; dessa forma, um exemplo a ser seguido é de Paulo, pois, nesse processo, ele acompanhará a nossa vida nesta terra até o fim.

Quem já não deseja realizar o bem, e o deseja apenas para si mesmo, já abandonou o processo de conversão e necessita haver reconversão!

Assim, para nós fica um grande ensinamento: temos a necessidade da ajuda de Deus para realizar o bem, pois nosso homem interior deseja ser santo, mas a carne quer o pecado. Com isso, haverá uma constante luta e uma tensão interior.

Peçamos a ajuda de Deus, confiemo-nos ao Espírito Santo que nos dará forças para permanecermos firmes no processo pessoal de conversão rumo à justificação pela fé em Jesus Cristo. Sem mim, nada podeis fazer” (cf. Jo 15,5)

Leia o trecho em Rm 7,14-25
Na Bíblia CNBB, página 1389
Título: Conflito entre o homem espiritual e a lei da carne

Princípios Eternos
Rm 7,20-23
Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. Portanto, descubro em mim esta lei: quando quero fazer o bem. É o mal que se me apresenta. Como homem interior, ponho toda minha satisfação na lei de Deus, mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha mente e me aprisiona na lei do pecado, que está nos meus membros.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Se não tenho forças para fazer o bem que quero, mas sim para o mal, não posso me dar ao luxo de contar com minhas próprias forças, pois irei fracassar. Preciso recorrer à força de Deus para ser vencedor do pecado e da minha própria carne, da minha concupiscência.

Como posso pôr isso em prática?
Oração. Sem oração será impossível vencer.
Orar no Espírito e ao Espírito para que Ele venha em meu socorro.