Evangelho de São Lucas > Leitura #396

Comparação e julgamento

Fazer comparação e julgamento pode nos colocar numa situação complicada diante dos homens e ainda mais comprometedora diante de Deus.

#396Comparação e julgamento

Créditos: RealPeopleGroup by GettyImages

“Para alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola.”

Uma comparação simples que Jesus faz e levanta uma situação de julgamento. Um acontecimento mais que corriqueiro, absolutamente comum e que é totalmente reprovada por Jesus.

A comparação uns com os outros já é ruim, comparar-se e se julgar melhor que os outros, é pior ainda! Agora, fazer isso em oração diante de Deus é o cúmulo! É loucura!

Infelizmente, isso acontece demais e nos condenamos por essas atitudes: Comparação e julgamento. Jesus afirma: “Pois quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado”.

É um princípio eterno, regra do Reino de Deus! Quem se compara aos outros dificilmente pratica a justiça, seja para com o outro, seja para consigo mesmo. A nossa visão é sempre limitada, além disso, Deus conhece os corações das pessoas, nós não!

Não podemos fazer julgamento, muito menos condenar as pessoas. Não temos essa competência. Mas se precisarmos fazer por diversas circunstâncias, tenhamos como base a lei de Deus, pois ela é Justa! Ela está centrada no amor; não o amor romântico, mas amor efetivo, de cruz, de salvação, de ressurreição, de resgate. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!”

O exemplo que devemos seguir é o da Virgem Maria. Ela, que é a Mãe de Jesus, humilhou-se diante de Deus e dos homens para servir até o fim, tornando-se a criatura mais humilde dentre todas! E por isso foi a mais exaltada acima de todas!

Busquemos uma glória que não perece, pois ela está num lugar mais elevado, acima deste céu e desta terra, escondida em Cristo, nosso Salvador!

Leia o trecho em Lc 18,9-14
Na Bíblia CNBB, página 1297

Título: O fariseu e o publicano

Princípios Eternos

Lc 18,10-14

“Dois homens subiram ao templo para orar. O Fariseu, de pé, orava assim em seu íntimo: Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de toda a minha renda. O publicano, porém, ficou à distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito dizendo: Meu Deus, tem compaixão de mim, que sou pecador! Eu vos digo, este ultimo voltou para casa justificado, mas o outro não. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

“Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.”

Como posso colocar isso em prática em minha vida?

Reconhecer a verdade sobre mim mesmo, saber que é Deus quem realiza em mim o que sou e o que me tornei de melhor. Não julgar ninguém, pois não vejo além como Deus vê! Com a palavra de Deus, agir com misericórdia diante dos erros e pecados dos outros.