Evangelho de São Lucas > Leitura #411

O escândalo do contratestemunho

O escândalo do contratestemunho é um câncer na fé cristã, enquanto o testemunho autêntico é capaz de converter milhares de almas para Deus.

#411O escândalo do contra testemunho

Créditos: SIphotography by GettyImages

“Eles devoram as casas das viúvas, enquanto ostentam longas orações.”

O contratestemunho é um escândalo, e aquele que o comete será julgado com maior rigor, porque era este o grande pecado dos escribas: o contratestemunho! Eles gostavam de ostentar onde quer que fossem, quem eles eram e quem representavam, por causa do status que isso lhes gerava, do respeito que conseguiam, por serem escribas.

Mas o testemunho lhes faltava. Jesus critica sobretudo a assistência aos mais necessitados, como, por exemplo, as viúvas. E, ao em vez disso, eles tiravam delas até o pouco que possuíam. “Cuidado”, disse Jesus! Que quer dizer esse ”Cuidado”? A resposta é: Por isso, serão julgados com maior rigor.

Se agirmos da mesma maneira que os escribas, no contratestemunho, também seremos julgados com maior rigor. Aqueles que ocupam um lugar de autoridade e responsabilidade junto ao povo de Deus precisam corresponder à vocação que foram chamados como servos de um povo, e não senhores. A ação do servo, a sua característica, aquilo que o diferencia dos outros, seu dom, não é o que se ostenta, não está fora dele, mas parte de dentro dele se refletindo fora, num verdadeiro e autêntico testemunho.

O servo de Deus não precisa ostentar nada para ser reconhecido pelo que é, mas antes viver plenamente a sua vocação. A luz que nele brilhará não ilumina as vestes, e sim se manifestará nos corações.

Leia o trecho em Lc 20, 45-47

Na Bíblia CNBB, página 1301.
Título: Advertência contra os escribas.

Ordens

Lc 20, 46-47

Cuidado com os escribas, que fazem questão de perambular com amplas túnicas e de serem cumprimentados nas praças, que gostam dos primeiros assentos nas sinagogas e dos lugares de honra nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas enquanto ostentam longas orações. Por isso, serão julgados com maior rigor.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Como está o meu serviço a Deus? O faço para mim ou para Ele? Para aparecer ou para revelar quem Ele é? Preciso ser e agir de acordo com a minha vocação.

Como posso pôr isso em prática?

Rever as minhas intenções, corrigir minhas ações, mergulhar na intimidade com Deus.