Evangelho de São Lucas > Leitura #412

Deus vê o coração

Deus vê o coração, já os homens veem as aparências. Por isso, Ele sabe quem é sincero e verdadeiro nas atitudes, nas palavras e nos pensamentos.

#473 Deus vê o coração

Créditos: nuttapong punna by GettyImages

“Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros.”

Verdade! Deus vê o coração, enquanto os homens veem as aparências. A quantidade de moedas derramadas no cofre impressiona os homens, mas não a Deus, que sabe muito bem quem está doando, quanto está doando e qual é a intenção de cada pessoa.

Nossa oferta deve se assemelhar à oferta daquela viúva pobre, necessitada. Ela, certamente, não se vestia de roupas finas, tampouco andava arrumada ou cheirosa, mas estava lá, no mesmo templo cultuando a Deus! O pouco que ela ofertou foi, em proporção, muito mais do que os ricos ofertavam. Ela deu tudo o que tinha, deu de coração, era muito pouco, mas era tudo o que ela tinha para viver!

E os ricos que doavam grandes quantias? Eles davam das suas sobras!

Quem, então, amava mais a Deus? Quem demonstrou mais amor? A viúva, é claro! Porque, no seu coração, havia um amor que a impelia a ofertar a Deus tudo o que tinha, e essa oferta se materializava naquelas moedas. Veja: ela não seria repreensível se doasse só uma moeda, e mesmo se ela nada doasse, pois era uma viúva necessitada! O seu coração despojado foi além do que se podia imaginar. Mesmo que os homens nada percebessem, Jesus estava atento e viu a sua entrega generosa de amor.

Tomemos cuidado com nossas ofertas materiais para a Igreja. Devemos dar, mas sempre com a verdade de nosso coração, sem pesar nem constrangimento. Ninguém deve dar esmola para a Igreja, e sim oferta! 

Como a oferta daquela viúva pobre e necessitada, Deus estará pronto para receber a sua oferta, que é mais do que bens materiais, é a sua própria vida totalmente entregue a Ele.

Quem tem mais pode doar mais, e não só o que sobra. Quem tem menos também pode doar, a partir de um coração despojado e amoroso.

Leia o trecho em Lc 21,1-4.

Na Bíblia CNBB, página 1301.
Título: A oferta da viúva

*Não há promessas, ordens ou princípios eternos

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Os homens veem as aparências, mas Deus vê o coração.

Como posso pôr isso em prática em minha vida?

Minha oferta material ou espiritual deve ser de dentro para fora, partir do coração, do meu relacionamento com Deus!