Evangelho de São Lucas > Leitura #414

A perseverança na tribulação

A perseverança na tribulação é fundamental na vida do cristão. É por ela que seremos capazes de resistir aos dias maus dando testemunho de Jesus Cristo.

#414 A perseverança na tribulação

Créditos: mikkelwilliam by GettyImages

“É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida.”

A profecia de Jesus sobre os dias de tribulação estão se cumprindo, mas, com perseverança, podemos superar esses dias difíceis. Sabemos que, ao longo da história, muitas tribulações recaíram sobre a humanidade desde que Jesus previu esses acontecimentos. De forma especial, na história recente, tivemos duas grandes guerras mundiais e outras centenas de guerras ou guerrilhas que ainda acontecem pelo mundo.

Vimos também os terremotos, tsunamis e outras calamidades naturais; fome, epidemias e coisas pavorosas que vêm acontecendo nesses tempos nunca tiveram, na história, uma frequência e uma intensidade tão grande como agora. Assim também a perseguição dos cristãos está maior hoje do que no início da Igreja. Morrem mais cristãos hoje do que em muitos séculos de perseguição somados.

Isso para nós é um sinal, um indício de que o Dia de Jesus voltar está cada vez mais próximo. Na verdade, esses sinais nos dizem que Ele está bem próximo. Por isso, ao invés de medo, nosso coração deve gestar a esperança. Ele mesmo nos revelou que esses sinais precederiam a Sua segunda vinda, e pediu para que ficássemos atentos! (cf. Lc 21,31-33).

Ninguém, contudo, pode prever esse dia! Nem mesmo os anjos, nem mesmo o Filho do Homem, somente o Pai! É o Pai do céu quem determinará o momento exato em que Jesus voltará. É o Pai quem escolherá a hora da grande colheita das almas, que acontecerá pelos anjos. Por isso mesmo precisamos estar preparados para que sejamos encontrados em paz, puros e santos.

Leia o trecho em Lc 21,7-19

Na Bíblia CNBB, página 1302
Título: Tempos de aflição

Promessas

Lc 21,10-14.16-19

E Jesus continuou: Há de se levantar povo contra povo, e Reino contra Reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares. Acontecerão coisas pavorosas e haverá grandes sinais no céu. Antes disso, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues nas sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Será uma ocasião para dardes testemunho.

Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão. Sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida.”

Ordens

Lc 21,8-9.14-15

Ele respondeu: Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome dizendo: Sou eu, ou ainda: O tempo está próximo. Não andeis atrás dessa gente. Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim. Determinai não preparar vossa defesa, porque vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Não tenhais medos desses acontecimentos; antes, preparai-vos para enfrentá-los.

Como posso pôr isso em prática?

Desapegando-me deste mundo que vai passar, abraçando a fé com empenho e coragem, na esperança da libertação final.