Evangelho de São Lucas > Leitura #415

Até que se complete o tempo

Jesus profetizou sobre a cidade de Jerusalém, e o apóstolo Paulo sobre os judeus, até que se complete o tempo marcado para as mudanças que ocorrerão no mundo.

#415 Até que se complete o tempo

Créditos: demerzel21 by GettyImages.

“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima.”

O tempo pertence a Deus, e Ele se completa para cada uma de Suas criaturas conforme a Sua vontade. Não foi diferente com a destruição de Jerusalém. Mas, no século passado, algo começou a mudar, algo que não ocorria há quase dois mil anos: os Judeus voltaram para casa, para sua terra natal, para a terra santa.

Foi uma questão de tempo, e o que parecia impossível aconteceu, e Israel tornou-se novamente um estado; com pouco tempo, ficou forte novamente. Estaria chegando o tempo em que Israel seria liberta dos pagãos que nela habitam, para que somente o povo de Deus permaneça?

São Paulo profetizou uma conversão em massa de Seus compatriotas judeus no fim dos tempos (Rm 11,1-12); e, de fato, nos tempos atuais, há muitas conversões de Judeus ao Cristianismo. Não seria este mais um sinal concreto da segunda vinda de Jesus, além de tantos outros, presentes e claros, que temos presenciado? O tempo dirá.

O fato é que precisamos ter atenção às profecias e estar preparados pela intimidade com Deus para enfrentar o que vier pela frente. Seguir as instruções de Jesus foi fundamental para a sobrevivência em Jerusalém na invasão dos anos 70 d.C. E as instruções para a segunda vinda de Jesus, estamos seguindo?

Leia o trecho em Lc 21,20-24

Na Bíblia CNBB, página 1302

Título: A destruição de Jerusalém

Promessas

Lc 21,20.22-24

“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Pois esses dias serão de vingança, para que se cumpram tudo aquilo que dizem as escrituras. Ai das mulheres grávidas e daquelas que estejam amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles.”

Ordens

Lc 21,21

Então os que estiverem na Judeia fujam para as montanhas, os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade nela nem entrem.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

O tempo dos pagãos está se cumprindo. Jerusalém está voltando para a posse do povo de Deus. Isso é um sinal dos tempos.

Como posso pôr isso em prática?

Atenção aos sinais dos tempos! Não desprezar ninguém!