Evangelho de São Mateus > Leitura #685

O fim

O fim pode chegar a qualquer momento para qualquer pessoa. Embora saibamos disso, poucos de nós tomam alguma providência a respeito. Mas que tipo de providência pode ser tomada? O que é necessário na preparação para o fim da vida? E para o fim dos tempos?

O fim

PeopleImages / GettyImagens

Mas quem perseverar até o fim será salvo

Jesus começa o trecho de hoje falando sobre as perseguições que cairão sobre Seus seguidores. De fato, isso ainda ocorre. E a sequência dos fatos é categoricamente confirmada através do tempo, e essa verdade nos remete a uma certeza quanto ao cumprimento da Palavra de Jesus.

“Então, vos entregarão à tortura e à morte. E, por causa do meu nome, sereis odiados por todas as nações. Muitos tropeçarão, trairão uns aos outros e se odiarão mutuamente. Hão de surgir muitos falsos profetas que enganarão muita gente. A maldade se espalhará tanto, que o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim será salvo. A Boa Nova do reino será proclamada em todo mundo, como testemunho para todas as nações. E, então, virá o fim.”

A volta de Jesus está próxima

O final dos tempos e a vinda de Jesus acontecerá após essas coisas. Quando nos damos conta de que a história já realizou todas as coisas relatadas acima, não podemos pensar diferente: Jesus está bem próximo de voltar. Então, o que devo fazer? Como me preparo? A palavra é perseverança: “Mas quem perseverar até o fim será salvo”.

Perseverar em Deus, obviamente, é na atenção e na obediência à Sua palavra, na busca de uma intimidade com ela na oração, na constância da vida eclesial, na frequência dos sacramentos entre tantas outras coisas. Seja para o fim dos tempos ou para o meu, a perseverança é a atitude que Deus espera de mim.

Leia o trecho em Mt 24,9-14.
Na Bíblia CNBB, página 1232.
Título: As perseguições.

Promessas
Mt 24,9-14
“Então, vos entregarão à tortura e à morte. E por causa do meu nome sereis odiados por todas as nações. Muitos tropeçarão, trairão uns aos outros e se odiarão mutuamente. Hão de surgir muitos falsos profetas que enganarão muita gente. A maldade se espalhará tanto que o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim será salvo. A boa nova do reino será proclamada em todo mundo, como testemunho para todas as nações. E. então, virá o fim.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Quem perseverar até o final será salvo.

Como posso pôr isso em prática?
Dando mais atenção às minhas práticas de piedade, principalmente à adoração eucarística.