Evangelho de São Mateus > Leitura #684

Sinais dos tempos

Os sinais dos tempos se referem aos acontecimentos que nos mostrarão a proximidade da vinda de Jesus.

Sinais dos tempos

FG Trade / GettyImagens

Não há uma data conhecida pela humanidade, mas Jesus revelou que sinais serão notados e aqueles que estiverem atentos e vigilantes estarão preparados.

O primeiro dos sinais dos tempos que Jesus revela, nesta palavra, é a destruição do templo de Jerusalém: “Jesus saiu do templo e foi caminhando. Os discípulos se aproximaram para lhe mostrar as construções do Templo. Ele então declarou: Não estais vendo tudo isso? Em verdade vos digo: não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.”

É de extrema importância notar o cumprimento desta promessa de Jesus! Ainda hoje o Templo de Jerusalém permanece destruído. Há um sentido muito importante nesta promessa! Jesus mesmo disse que destruiria o templo e, em três dias, o reergueria. Mas algo ocorreu posteriormente em relação ao novo povo de Deus, a Igreja.

A nova aliança

O tempo, maior símbolo da religiosidade Judaica, já não existia mais, no entanto, a Igreja florescia. Além do sinal claro de sua Paixão, Morte e Ressurreição para a salvação da humanidade, sinal que pode ser reconhecido pela fé e que se manifesta nos corações dos que creem, houve o sinal concreto que trocou uma antiga aliança por uma nova aliança, e o Templo faz parte deste sinal.

Mas Jesus continua: “Cuidado para que ninguém vos engane! Pois muitos virão em meu nome e dizendo: Eu sou o Cristo! E enganarão muita gente. Ouvireis falar de batalhas, notícias de guerras. Prestai atenção e não vos assusteis, pois é preciso que estas coisas aconteçam. Mais ainda não será o fim. De fato, há de se levantar nação contra nação e reino contra reino. Haverá fome e terremotos em vários lugares. Tudo isso é o começo das dores.”

Não é para temermos

Olhando os sinais dos tempos que Jesus apresenta aqui, o homem sem fé fica apavorado! A esperança tende a fugir de seu coração, e o caos permeia a sua vida. Mas não é isso que Jesus está pregando. Não é para temermos, mas ele está respondendo à pergunta dos apóstolos que queriam saber quando ele voltaria.

Ele voltará depois desses acontecimentos! Eles são o começo das dores! Há muito mais para estarmos atentos; e, unidos a Ele, permanecermos firmes nos tempos difíceis que virão.

Um olhar isolado para este texto bíblico pode levar muitas pessoas ao erro de acreditar em seguidos sinais dos tempos que apenas remetem às calamidades e nos deixam completamente sem esperança, pois, afinal, é preciso que essas coisas aconteçam. Não! E os textos que vamos estudar a seguir provam que a realidade que nos cerca é de esperança.

Leia o trecho em Mateus 24,1-8.
Na Bíblia CNBB, página 1232.
Título: Anúncio da destruição do tempo / Início das dores

Promessas
Mateus 24,1-2.5-8
“Jesus saiu do templo e foi caminhando. Os discípulos se aproximaram para lhe mostrar as construções do Templo. Ele então declarou: Não estais vendo tudo isso? Em verdade vos digo: não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.”

“Pois muitos virão em meu nome e dizendo: Eu sou o Cristo! E enganarão muita gente. Ouvireis falar de batalhas, notícias de guerras. Prestai atenção e não vos assusteis, pois é preciso que estas coisas aconteçam. Mais ainda não será o fim. De fato, há de se levantar nação contra nação e reino contra reino. Haverá fome e terremotos em vários lugares. Tudo isso é o começo das dores.”

Ordens
Mt 24, 4-6
“Jesus tomou a palavra de disse: Cuidado para que ninguém vos engane! Pois muitos virão em meu nome e dizendo: Eu sou o Cristo! E enganarão muita gente. Ouvireis falar de batalhas, notícias de guerras. Prestai atenção e não vos assusteis, pois é preciso que estas coisas aconteçam. Mais ainda não será o fim.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Os sinais dos tempos são necessários para minha orientação na fé. Em comunhão com a Igreja, serei capaz de permanecer vigilante no meu turno da história.

Como posso colocar isso em prática?
Estar próximo a Jesus, como os discípulos estavam, é o primeiro passo. Ouvi-Lo com atenção é o passo seguinte e igualmente fundamental. Por isso o estudo da palavra se mostra cada vez mais indispensável na minha vida.