Evangelho de São Mateus > Leitura #683

As sentenças divinas

As sentenças divinas existem e serão aplicadas a todos para as quais elas são destinadas

Sentenças divinas

AndreyPopov – by Getty Images

Há sentenças maravilhosas, mas também há sentenças terríveis! Onde você se enquadra?

Neste trecho, vemos as sentenças divinas pronunciadas contra os escribas e fariseus, que, por suas atitudes, se tornaram reprováveis, por isso são advertidos. Mas não somente eles são advertidos com este ensinamento exortativo de Jesus, mas todos os que seguem por este caminho, afinal, trata-se de princípio eterno.

O centro do problema é a ausência de autenticidade. Eles são hipócritas, falsos, dissimulados, mentirosos, vaidosos, capazes de tudo para manter seu lugar, sua autoridade, seus prazeres. Que terrível! Mas se não nos convertermos, podemos ser como eles, e as sentenças divinas que esta palavra lista serão aplicadas sobre nós. Nem Jerusalém escapou. Entre lágrimas, Jesus profetiza Sua ruína.

Leia o trecho em Mt 23,13-39
Na Bíblia CNBB; página 1231-1232.
Títulos: Sete “ais” dirigidos aos escribas e aos fariseus / Lamento sobre Jerusalém

Promessas de Deus
Mt 23, 34-36.38-39
“Vede, eu vos envio profetas, sábios escribas: a uns matareis e crucificareis; há outros açoitareis nas vossas sinagogas e expulsareis de cidade em cidade. Desse modo, recairá sobre vós todo o sangue dos justos derramados na Terra, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que assassinastes entre o santuário e o altar. Em verdade você digo: tudo isso vai recair sobre esta geração.”

Ordens
Mt 23,23.26

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isso é que deveríeis praticar sem, contudo, deixar aquilo.”

“Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo.”

Princípios Eternos
Mt 23,13-33

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Fechais aos outros o Reinos dos Céus, mas vós mesmos não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam.

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno duas vezes mais do que vós.

Ai de vós, guias de cegos! Dizeis: Se alguém jura pelo Santuário, não vale; mas se alguém jura pelo ouro do Santuário, então vale. Insensatos e cegos! Que é mais importante, o ouro ou o Santuário que santifica o outro?
Dizeis também: Se alguém jura pelo altar, não vale; mas se alguém jura pela oferenda que está sobre o altar, então vale!

Cegos! Que é mais importante: a oferenda ou o altar que santifica a oferenda? De fato, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo santuário, jura por ele e por Deus que habita no Santuário. E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por Aquele que nele está sentado.

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isso é que deveríeis praticar sem, contudo, deixar aquilo.

Guias de cegos, filtrais o mosquito e engolis o camelo. Ai de voz, escribas e fariseus hipócritas! Limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheio de roubo e cobiça.

Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora, parecem belos, mas, por dentro, estão cheios de ossos de cadáveres e de toda a podridão! Assim também voz: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas, por dentro, está cheios de hipocrisia e injustiça.

Ai de voz, escribas e fariseus hipócritas! Construís sepulcro os para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices de morte dos profetas. Como isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Vós, pois, completar a medida de vossos pais! Serpentes! Víboras que sois! Como escapareis da condenação ao inferno?

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Fé não é aparência, mas sim verdade e autenticidade!

Como posso colocar isso em prática?
Preciso exercitar, cada dia mais, a minha autenticidade; primeiro, diante de Deus, mas também com as pessoas. Ser eu mesmo, sem me acomodar onde estou.