Evangelho de São Mateus > Leitura #686

A grande tribulação

A grande tribulação acontecerá antecedendo a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos que este tempo será abreviado pela misericórdia de Deus.

A grande tribulação

TerryJ / GettyImagens

Jesus está dizendo e alertando que haverá uma grande tribulação. Quando nos damos conta de que, no tempo em que estamos, já tivemos duas guerras mundiais e Jesus ainda não voltou, temos motivos para temer esta grande tribulação predita por Jesus.

Para este tempo, há orientações diretas e importantes que devemos seguir. Adequadas aos nossos tempos, poderemos segui-las quando uma situação de tribulação nos remeta a este tempo, e ainda que seja apenas para nossa geração, não desfaleceremos diante dela.

“Aqueles que estiverem na Judeia, fujam para as montanhas. Quem estiver no terraço, não entre para apanhar coisa alguma. Quem estiver no campo não volte atrás para pegar o manto. Ai das mulheres grávidas e das que estiverem amamentando naqueles dias! Orai, para que a vossa fuga não aconteça no inverno ou em dia de sábado.”

Buscar abrigo, não fazer contas de bens materiais, proteger as mulheres grávidas, os recém-nascidos, sem deixar de guardar o sagrado, o dia santo, orar pela intervenção divina no clima são orientações para quem está ou estará numa grande tribulação.

Jesus diz ainda que essa grande tribulação será incomparável e até os eleitos correm risco. Por isso, Ele a abreviará. Outra coisa importantíssima é o fato de que Jesus não precisará ser anunciado na Sua segunda vinda, todos esses anúncios são falsos, ele virá como relâmpago no céu, todos saberão.

Leia o trecho em Mt 24,15-28
Na Bíblia CNBB, página 1232-1233
Título: A grande tribulação

Promessas
Mt 24, 15.21-22.24.27-28
Quando virdes então a abominação desoladora, de que falou o profeta Daniel, instalada no lugar santo, que o leitor entenda:

“Haverá então grande aflição como nunca houve desde o início do mundo até agora, e nunca mais haverá. Se aqueles dias não fossem encurtados, ninguém escaparia, mas por causa dos eleitos, serão encurtados.”

“Surgirão falsos profetas que farão grandes prodígios e maravilhas, para enganar, se possível, até os eleitos.”

“Como, de repente, o relâmpago sai do Oriente e reluz até o poente, assim será a vinda do filho do homem. Onde estiver o cadáver, ali se ajuntarão os abutres.”

Ordens
Mt 24,16-20.23.25
“Aqueles que estiverem na Judeia, fujam para as montanhas. Quem estiver no terraço, não entre para apanhar coisa alguma. Quem estiver no campo, não volte atrás para pegar o manto. Ai das mulheres grávidas e das que estiverem amamentando naqueles dias. Orai, para que a vossa fuga não aconteça no inverno ou no dia de sábado.”

“Se, então, alguém vos disser: ‘O Cristo está aqui’ ou ‘Ele está ali’, não acrediteis!”

“Vede, eu vos preveni! Se vos disserem: ‘Ele está no deserto’, não andeis até lá. ou ‘Ele está nos esconderijos’, não acrediteis.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Permanecer em Deus atento aos sinais para não sucumbir na tribulação.

Como posso pôr isso em prática?
Não se descuidar da vida de oração diária e com cada vez mais fervor.