Um lugar muito especial

A Gruta do Leite

Maria e José estavam no mesmo local que Jesus havia nascido, onde encontramos a Estrela de Prata, na Igreja da Natividade. Ali o anjo apareceu em sonho a José.

Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes. Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos. Mt 2,13-15a.16

Logo na entrada da Gruta do Leite encontramos a imagem da Sagrada Família que se prepara para a fuga para o Egito.

Vamos meditar sobre a fuga da sagrada família ao Egito, pois Herodes procurava o menino Jesus para matá-lo. Naquele tempo, os sonhos eram tidos como revelações divinas. Por isso, quando o anjo diz a José para fugir de Belém, ele segue as instruções. Ao mesmo tempo que o anjo fala em sonho a José, as tropas de Herodes estavam prontas para matar todas as crianças da cidade que tivessem dois anos ou menos.

Imagem de Nossa Senhora amamentando o Menino Jesus. Ela se encontra em frente a Capela da Gruta do Leite.

Diz à tradição que, quando a sagrada família partiu, parou numa pequena caverna para amamentar o menino Jesus. Esta pequena caverna é próxima a Igreja da Natividade, onde encontramos a estrela, lugar do nascimento de Jesus. Enquanto Maria amamentava o menino Jesus, algumas gotas de leite caíram no chão e a pequena caverna ficou inteiramente branca, como o leite.

Por este motivo a gruta é chamada de Gruta do Leite.