Caminho de santidade

Papa para os jovensFiquei muito feliz de ler a homilia do Papa Bento XVI para os crismandos reunidos no Estádio “Meazza”, em San Siro, distrito de Milão, no início de junho. Nessa homilia o Papa falou sobre a importância de sempre nos lembrarmos dos dons abaixo:

– o primeiro é a sabedoria, que faz descobrir o quanto é bom e grande o Senhor e torna vossa vida plena de sabor, porque vocês são, como dizia Jesus, “sais da terra”;

– depois, o dom da inteligência: assim podem compreender em profundidade a Palavra de Deus e as verdades da fé;

– em seguida, o dom do conselho, que lhes guiará à descoberta do projeto de Deus sobre vossa vida;

– o dom da fortaleza, para vencer as tentações do mal e fazer sempre o bem, também quando custa um sacrifício;

– vem depois, o dom da ciência, que ensina a encontrar no criado os sinais, as impressões digitais, de Deus e a animar com o Evangelho o trabalho de cada dia;

– outro dom é aquela da plenitude, que mantém viva no coração a chama do amor pelo nosso Pai que está nos Céus, de modo a rezar a Ele cada dia com confiança e ternura, como filhos amados;

– o sétimo e último dom é o temor de Deus, que não significa medo Dele, mas sentir por Ele um profundo respeito e o desejo de fazer sempre Sua vontade.

O Papa ainda detalhou, conforme descrito acima,  o que corresponde cada um dos dons e salientou que nossa vida é um caminho, “como percorrer um trajeto que sobe uma montanha em companhia de Jesus; com estes dons preciosos a vossa amizade com ele se tornará, ainda mais, verdadeira e mais estreita”. Veja que beleza essa comparação! Sabermos que, com esses dons, nossa amizade com o Senhor será mais estreita e verdadeira! Mais ainda, o Santo Padre disse que no Sacramento da Penitência, da Confissão, além de Jesus nos perdoar os pecados, ainda nos ajuda a fazer o bem. Olha que visão bela desse Sacramento.

Finalizando a homilia, o nosso Papa diz para sermos “disponíveis e generosos para com os outros, vencendo a tentação de nos colocar no centro, porque o egoísmo é inimigo da alegria.” Fica mais claro saber o por quê de tantas pessoas viverem tão tristes. Como o Papa disse, “o egoísmo é inimigo da alegria”. Sem egoísmo, a alegria, fruto do Espírito, brota com mais facilidade e flui melhor em nós e através de nós.

Ao final da homilia o Papa falou, mas, talvez tenha tido vontade de gritar a seguinte frase: “VOS DIGO COM FORÇA: TENHAM ALTOS IDEAIS, SEJAM SANTOS!” Diz sobre isso que “a santidade é o caminho normal do cristão”, como se é certo envelhecer, assim também é o caminho normal do cristão SER SANTO, mas lembrou somente que, isso só ocorre “com a luz e a força do Espírito Santo! E com a ajuda de nossa Mãe.”

Junior Alves