Enfrentar e realizar o trabalho...

Hoje, quando orava, Deus me deu a Palavra Ex 36, 1-7: “Beseleel, Ooliab e todos os artesãos, dotados pelo SENHOR de habilidade e destreza para saberem executar qualquer trabalho da construção do santuário, fizeram tudo como o SENHOR havia ordenado. Moisés chamou Beseleel, Ooliab e todos os artesãos a quem o SENHOR dotou de habilidade, todos os que se dispuseram a enfrentar e realizar o trabalho. Eles receberam de Moisés todas as ofertas que os israelitas haviam trazido para as obras de construção do santuário. Mas cada manhã o povo continuava trazendo a Moisés ofertas espontâneas, de modo que os artesãos que faziam as obras do santuário deixaram o trabalho e vieram dizer a Moisés: “O povo traz muito mais que o necessário para executar a construção que o SENHOR mandou fazer”. Então Moisés mandou que se publicasse no acampamento a seguinte ordem: “Ninguém mais, homem nem mulher, promova campanhas de coleta para o santuário”. E o povo deixou de trazer ofertas. O material já era suficiente para todos os trabalhos que se deviam executar, e até sobrava.”

Deus me falou muito, e muitas coisas, através dessa Palavra. Espero que já esteja falando com vocês também, mas gostaria de ressaltar um versículo: “Moisés chamou Beseleel, Ooliab e todos os artesãos a quem o SENHOR dotou de habilidade, todos os que se dispuseram a enfrentar e realizar o trabalho”. Veja que Moisés chamou umas pessoas específicas, direcionadas por Deus, mas também, aqueles “que se dispuseram a enfrentar e realizar o trabalho”.

Cada um de nós é convidado, diariamente, a se colocar disponível para enfrentar e realizar o trabalho querido por DEUS para nós. Digo diariamente, pois o trabalho é diário: o trabalho tido para ontem, foi para ontem, Deus, hoje, coloca um novo trabalho para você. Pode ser continuação do trabalho de ontem? Pode. Mas a parte reservada para ontem, ficou para ontem, hoje, eu e você precisamos realizar a tarefa reservada para hoje.

Estudamos, trabalhamos, cuidamos de nossos filhos, mas, em todas essas tarefas, e nas outras mais, precisamos ter um coração “disponível para enfrentar e realizar o trabalho” querido por DEUS para nós. Ele tem planos, projetos e sonhos para o mundo e quer contar conosco na concretização desses planos, projetos e sonhos. Na Palavra diz que Ele precisa do “material suficiente para todos os trabalhos”. Não quer que sobre. Ele quer o suficiente, seja financeiro, seja o seu trabalho físico, ou isso que passa pela sua mente agora. Talvez o suficiente de Deus custe muito a você, mas saiba que Ele só pede aquilo que você pode conceder, viu? E mais, quando pensa em você, Ele sabe que só você pode executar aquilo… Como numa companhia pesqueira: cada trabalhador tem a sua tarefa e não tem como o comandante, por exemplo, executar a tarefa da pessoa que fica na sala de máquinas, pois a tarefa reservada para a pessoa da sala de máquinas, só ela saberá fazer bem.

Fica o pedido para que possamos meditar: estamos nos colocando disponíveis para enfrentar e realizar o trabalho querido por DEUS para nós? A mensagem foi colocada. O SIM, só cabe a você.

Estou contigo, irmão.

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro