NÃO ABANDONAR O BARCO

Estava rezando com o livro de Atos do Apóstolos, capítulo 27. Nele diz que Paulo, como preso, estava sendo levado para uma outra cidade e, durante a viagem de navio, Paulo adverte que, devido o mar e tempo não estarem propiciando uma boa viagem, seria melhor pararem num porto e aguardarem o tempo melhorar.

A maioria achou melhor não acreditar em Paulo e continuarem a viagem.

A questão foi que ocorreu um furacão e eles ficaram à deriva por mais de 15 dias. Diz a Palavra em At 27,20b: “Já tinham perdido a esperança de salvação”.

Sabe o que ocorreu? Paulo, ouvindo Deus, volta-se a todos e diz: “Amigos, se me tivésseis escutado e não tivésseis saído de Creta, teríamos evitado este perigo e prejuízo. Apesar disso, aconselho que sejais corajosos, porque ninguém de vós vai morrer. Só perdereis o navio!” At 27, 21-22.

Deus não olha a desobediência dos que estavam no navio para com Paulo, mas, é fiel a Sua Infinita Misericórdia para com eles.

As palavras de Paulo dão um novo ânimo a eles e continuam a viagem. Deus dá uma segunda chance a eles… e sabe o que acontece? Em outro momento, eles se amedrontam de novo e tentam fugir do navio… o medo fala mais alto que a fé nas Palavras de Deus, através de Paulo.

E Paulo fala novamente a eles: “Se eles não ficarem no navio, vós não vos salvareis” At 27,31

Os que não queriam fugir não permitiram que os amedrontados fugissem e seguiram viagem.

Após todos os contratempos, no final do capítulo, diz a Palavra de Deus: “todos chegaram à terra, são e salvos” At 27, 44c

Isso te lembra alguém? Sim, você e eu. Nós somos assim. Em vários momentos não confiamos em Deus e nos perdemos, sofremos, apanhamos e, mesmo nos afastando, Deus vem ao nosso encontro e nos dá uma Palavra de Vida.

Mesmo com essa Palavra, na primeira dificuldade, não acreditamos na promessa e tentamos fugir de novo. E Deus corre de novo atrás de nós, pois DEUS NÃO DESISTE DE NÓS!

Precisamos ter como meta o versículo 44: de chegar com vida à terra, são e salvo, sendo que nossa terra é o céu.

Precisamos entender que nossa vida na terra é essa viagem, mas precisamos fazer parte das pessoas que estão no navio e acreditam em Deus e não daqueles que não acreditam e tentam se salvar sozinhos, achando que só depende deles para se salvarem.

Que vivamos nessa busca de confiar em Deus e NÃO ABANDONAR O BARCO NUNCA!

Junior Alves

Cantor, compositor, músico e palestrante