Confiança

A palavra confiança vem do Latim CONFIDENTIA, “confiança”, de CONFIDERE, “acreditar plenamente, com firmeza”, formada por COM, intensificativo, mais FIDERE, “acreditar, crer”, que deriva de FIDES, “fé”.

Com isso, confiança é acreditar com muita fé. Em Jr 17,5-10 diz:
Eis o que diz o Senhor: Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor! Assemelha-se ao cardo da charneca e nem percebe a chegada do bom tempo, habitando o solo calcinado do deserto, terra salobra em que ninguém reside.
Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.  Assemelha-se à árvore plantada perto da água, que estende as raízes para o arroio; se vier o calor, ela não temerá, e sua folhagem continuará verdejante; não a inquieta a seca de um ano, pois ela continua a produzir frutos.

Em quem você tem depositado sua confiança? Quando, na Palavra, diz “confiar em outro homem”, esse outro homem pode ser você mesmo. A soberba é fruto disso: acreditar em si mesmo. Quantas vezes pensamos que nós nos bastamos? Que aquele concurso, aquele emprego, aquela situação só depende de nossa atitude, e nos esquecemos de Deus? Podemos até passar no concurso, conseguir o emprego, ou vencer aquela situação, mas, houve a presença de Deus em nós, principalmente para nos dar a inteligência para alcançarmos o nosso objetivo. O problema é que quanto mais conquistamos nossos objetivos, vamos achando que mais somos poderosos e auto-suficientes. Mais vamos deixando nosso coração distante de Deus, como nos diz a Palavra. Talvez você conheça pessoas assim, ou, até mesmo, viva isso no seu dia-a-dia.

Mas existe aquela pessoa que deposita em Deus todas as conquistas, reconhece que sem Deus nada seria possível, nem mesmo a vida. Reconhece que a presença de Deus em sua vida é essencial para que as conquistas se concretizem. Esse, pode vir o calor que for, mas ele não temerá, pois sua árvore, sua vida, está plantada ao lado do grande rio do Senhor.
Que maravilha, irmão, temos a possibilidade de escolher em quem confiar. E você, escolher quem?

Tamujunto!!!

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro