É feliz quem realiza sua vocação!

O mês de agosto é o mês vocacional. Nele somos chamados a questionar qual a missão que Deus separou para nós ao nos criar. Alguns Deus escolheu para realizar sua missão na comunidade Canção Nova. Aqueles que se sentem chamados a esta missão, passam por um tempo de discernimento vocacional até chegar ao pré – discipulado, tempo em os jovens ingressam em seu primeiro ano de comunidade.
É considerado um período intensivo de formação onde estes jovens se distanciam de suas casas para se aplicar a conhecer concretamente o carisma Canção Nova se aprofundando na vida de oração e vivência dos princípios da comunidade. Essa etapa formativa se realiza em uma casa pré-estabelecida para isso (Casa de Lavrinhas), e conta com um um mestre de pré-discipulado e sua equipe de formação, que acompanha cada formando neste tempo.

O mestre de pré-discipulado é aquele que representa o nosso pai fundador Mons. Jonas Abib. Sendo o responsável pela formação inicial, ele também é um pai. Sua missão é fazer com que cada pré-discípulo descubra, no dia a dia, a sua pertença ao Carisma Canção Nova através da vivência dos nossos princípios e regras de vida.
Confira a partilha do mestre de pré-discipulado Fábio Mendonça sobre essa experiência em entrevista que ele concedeu  ao blog de Lavrinhas.

Blog: _ Como você vê a missão de ser mestre do pré-discipulado?
Fábio Mendonça: Quando fui comunicado pelo Conselho da Canção Nova, na pessoa do formador geral, Pe. Wagner Ferreira, que assumiria a função de mestre de pré-discipulado, em mim brotou sentimentos de medo, insegurança e de grande responsabilidade, pois representar o fundador numa casa de formação inicial exigiria ainda mais coerência na vivência da minha vocação, uma vez que “a quem muito é dado, muito será cobrado”, afinal, os pré-discípulos serão um reflexo do que eu vivo hoje no carisma Canção Nova assim como os filhos refletem aquilo que os pais são. Algo que me marcou muito foi quando perguntei ao pe. Wagner Ferreira como seria ser mestre, e ele me respondeu: “apenas ame”.

Blog: _ Qual a experiência que você faz neste tempo sendo pai “espiritual” no pré-discipulado?
Fábio Mendonça: Como não tenho filhos biológicos a experiência que faço hoje como pai “espiritual” é muito linda, pois estou aprendendo a cada dia a amar sem esperar nada em troca e me doar inteiramente. Fazer com que cada filho(a) espiritual sinta a felicidade de ser filho de Deus e experimentar o Seu amor através de mim. Isto é muito gratificante!
Blog: _ Como Deus está trabalhando em sua história através desta experiência?
Fábio Mendonça: Como tudo o que acontece na nossa história é Providencia Divina, vejo que Deus tem trabalhado o meu ser afetuoso, pois meu pai tem um jeito próprio de me amar, mas não era muito afetivo. E, nesse tempo, tenho sido mais afetuoso com os filhos que Ele me confia e com a minha esposa. Isto para mim é de suma alegria. Ao me doar dessa forma Deus está me curando no meu relacionamento com meu pai.

É a partir desse amor e doação do mestre que tos pré-discípulos experimentam o ser família mesmo longe de suas casas. Como disse o Papa Francisco, a família é o lugar privilegiado para transmitir a fé. A casa de Lavrinhas é hoje esse lugar que o Senhor os  ensina e  faz crescer na vocação e na alegria de ser família Canção Nova.

E você, já questionou quanto a missão que Deus separou para você? Não espere mais!

Só é feliz quem realiza sua vocação!

Fábio Mendonça é missionário da Canção Nova há 9 anos, natural de Aracaju. Graduado em Processamento de Dados. Casado com Marlene Corrêa, também missionária há 15 anos da comunidade. Atuou como técnico de Rádio e TV no departamento de Radiodifusão da Fundação João Paulo II, em Cachoeira Paulista (sede da Canção Nova). Atualmente exerce a função de mestre de discipulado na casa de missão em Lavrinhas-SP.

:: Curta a página da Canção Nova de Lavrinhas no Facebook ::

Comments

comments