“A oração faz desaparecer a distância entre o homem e Deus.” (Padre Pio)

grupo de oracao - livres de todo mal

Já recebi diversos e-mails de pessoas fazendo – me esta pergunta, então decidi de maneira simplificada dar uma boa noção…

Na verdade qualquer pessoa pode “fundar” um Grupo de Oração, pois todos os cristãos tem o direito de se reunirem para rezar juntos, e para isso não é preciso uma autorização de nenhuma instância. A questão de se iniciar um Grupo de Oração, ou “fundar” um Grupo de Oração, penso que esteja na pergunta: “É realmente vontade de Deus que este grupo nasça?” Então em primeiro lugar, é necessário que a pessoa que pretende fazer com que um Grupo de Oração nasça; é estar certa que esta é a vontade de Deus a respeito deste Grupo de Oração. E para isso é necessário muita Oração pessoal e tempo.

Um grupo de Oração nao pode vir a ser nunca um desejo pessoal da pessoa, pois com certeza os frutos comprovariam essa realidade.

Talvez você que esteja lendo este artigo e pensando se deve ou nao “fundar” um Grupo de Oração, penso que a principal pergunta neste momento seria: “Será que Deus não me quer engajada(o) num Grupo de Oração já existente? Ainda que a intenção de “fundar” um Grupo de Oração seja boa, e a pessoa até mesmo seja prudente; é necessário também avaliar se as características desta pessoa ajudam o trabalho em grupo, ela sabe realmente liderar, e se ela entendeu que “fundar” um Grupo de Oração não é mérito, mas SERVIÇO

Uma vez entendido tudo isso, vamos as estruturas internas:

– Em geral os grupos de Oração tem em torno de uma hora e 30 minutos de duração, nao precisando mais do que isso…

– Os Grupos de Oração não são formados apenas de seus coordenadores, são formados também por aquilo que chamo de Equipe de Serviço, e quando digo equipe de serviço está se englobando todas as equipes que fazem partes daquele grupo. Há grupos que preferem dividir e dar nomes específicos a estas equipes, como para mim tudo é serviço, darei este nome, sem distinguir muito a atuação de cada uma…

– Estes grupos, são grupos de pessoas que se reúnem para rezar e para experimentar a ação da graça de Deus. Portanto não se tem orações obrigatórias ou modos pre-fixados de se rezar. São as pessoas do próprio Grupo de que devem junto com os coordenadores do mesmo verificarem que orações serão feitas e quantos minutos será dedicado a cada Oração… Mas colocarei aqui um esquema simplificado, que em geral é assim que é aplicado e que funciona. Mas a cada grupo Deus dá uma inspiração…

– Se o Grupo de Oração esta previsto para iniciar as 19:30h, as 19:15h alguém da equipe deste Grupo já pode iniciar com o Santo Terço, intercedendo por todas as pessoas que lá estarão, intercedendo pelo próprio Grupo e suas equipes…É o momento de inicio, onde colocamos a frente a Virgem Maria e reforçamos com esta poderosa Oração de Intercessão que é o Santo Terço.
Algumas pessoas gostam de rezar outros tipo de terços: Terço da Libertação, Bizantino e etc…Eu recomendo o Santo Terço Mariano, pois sabemos a eficácia do mesmo perante as forças Diabólicas…

– Após a Oração do Terço, iniciamos oficialmente o Grupo de Oração Carismático.
Podemos iniciar com o Ministério de Musica, caso haja, pois sabemos das dificuldades de conseguir encontrarmos músicos disponíveis. Mas preciso ser muito sincero, que quando há um bom ministério de musica, o andamento do Grupo de Oração é outro; e quando temos um ministério de musica ruim, o mesmo pode atrapalhar e muito! Mas pode-se começar com cantos alegres, animados, que façam os participantes esquecerem o stress e a correria do dia a dia. Cantos que ajudem as pessoas a se entrosarem, se olharem, e cair qualquer indiferença ao outro, que também esta ali buscando Deus…

– Após estes louvores mais alegres, festivos, pode-se começar cantos mais suaves, que motive as pessoas a rezarem, cantos que supliquem o Espirito Santo… E apos isso já pode-se iniciar um momento de Oração breve, inicial, uma oração de entrega….

– Passa-se para o momento da Pregação da Palavra de Deus, onde além da Palavra pregada, quem esta dirigindo o grupo ou o próprio pregador já pode entrar num profundo momento de Oração, dentro do tema que foi pregado, e colocando os dons do Espirito em comum…

– Após a pregacao e Oracao, se achar necessario abre-se um momento para a Partilha de algum irmão ou testemunho… – E ai já está pronto para se fazer a conclusao final, avisos e encerramento…

Penso que este pequeno resumo, é o essencial do que um Grupo de Oração precisa seguir. Mas ressalto que é necessario seguir a inspiração do Espirito Santo. Até mesmo como o tempo será dividido entre cada atividade…E não podemos nos prender ao que planejamos, pois Deus pode querer realizar a Sua obra de outro jeito e precisamos ser dóceis… É claro que tudo sempre feito sobre a obediência do seu pároco….Espero que tenha ajudado…

Deus abençoe voce!

– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Não entre no Combate de maneira Leviana

2. O que é um Grupo de Oração Carismático?

3. Com o passar dos anos as forças do Demônio cresceu ou diminuiu?

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista. Para contato me envie um e-mail: livresdetodomal@cancaonova.com

19 Comentários

  1. Ola , a paz de Vristo e o amor de Maria .
    Onde eu moro e na capela que servo estamos vivendo um momento muiiito dificil , 95% do tempo estamos de portas fechas ! E eu sinto a nescessidade de um grupo de oracao pra essas pessoas da comunidade , porem eu ainda n fasso parte do RCC . Mesmo assim posso fundar um G.O ?

  2. Adorei suas ideias. O meu grupo se chama .guerreiros em cristo

  3. Estou precisando fazer parte desse grupo sou do Ceará e estou pssanpassando por muitas provações e estou precisando ajuda .preciso de orações.

  4. peço-lhe que reze por meu irmão Jorge Brito Balbi esta nomundo das drogas e mau companhia nome dele Jorge Brito Balbi tem 41 anos em Santarém Pará .Eu estou aqui em São Paulo com minha mãe que sofreu um avc esta em cima de uma cama com membro direito paralisado até a fala atingiu.

  5. Começa Hoje a Primeira reunião para o nosso grupo de Oração

  6. Eu estou participando de um grupo de oração esta diferente dos que já participei outras vezes

  7. A Paz de Jesus! Obrigada por seus esclarecimentos! Realmente é necessário estarmos em consonância com a Igreja e com nosso Pároco e acima de tudo permitirmos que o Espírito Santo nos conduza para que, nossas Orações sejam frutíferas e nosso grupo tenha Unção.Muito obrigada.

  8. Eu moro em capuan e comecei o terço de são miguel com a novena aqui na Paroquia mais queria faze – lá de um grupo de oração , o que tenho que fazer alem disso ?

  9. Muito obrigado. isso vai nos ajudar muito a iniciarmos o nosso grupo, que a paz do senhor esteja convosco!!

  10. Não li todo o texto, pois atuo em grupo de oração já há cinco anos, não em sua colocação a necessidade de estar de acordo com o pároco e a coordenação diocesana da RCC na diocese pertencente.

    • Na frente de um representante servo de Deus deve se contar e planejar o que se é realizado dentro da paróquia não se passa pela autoridade de um padreo, que não se pode é ter pessoal que não esta preparado para passar o conhecimento as outras pessoas.

  11. A Paz,

    Outro passo importante é estar em Unidade e Obediência a RCC de sua Arquidiocese, eles darão todo o suporte necessário, pois o Grupo de Oração pertence a Igreja e muitos infelizmente não entendem isso….

    Sustenta o Fogo do ES!

  12. nos estamos iniciando um grupo de oração na nossa localidade somos poucos,mas sentimos esta necessidade pois só temos em nossa igreja celebrações aos domingos. mas como coordenadora me sinto um pouco insegura,o que fazer?

  13. Boa noite, Está com os irmãos na Comunidade é muito bom, mais quando a família não participa fica complicado, meu esposo vai de vez em quando a missa, e de vez em quando a gente acaba se desentendendo por ele não entender o fato de que preciso ir a Igreja todos os sábados e participar de outros eventos da Paróquia e comunidade, as vezes me pergunto o que fazer?

  14. Eu faço parte da pregação tenho um pouco de dificuldade na hora da pregação da palavra como devo me prepar.

  15. boa noite, esse ano na virgilha de pentecoste,

    na oração eu me repousei no espirito, logo depois que me despertei comecei a rezar em linguas, queria saber se esse Dom posso a participar em grupo de oração carismatico?

    • clarice,

      Para participar de um grupo de oração não há a necessidade de que você manifeste algum dos dons carismáticos, basta apenas que você esteja disposta a ter seu encontro pessoal com Cristo e com os outros irmãos do grupo. Tudo o mais é dom, ou seja, presente vos será dado como acréscimo de acordo com os desígnios de Deus.

      Abraço fraterno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com