Doenças Espirituais

Como se livrar das doenças espirituais?

Se sua alma permanece inerte, se não se dedica a viver na virtude e a se voltar para Deus, se ela se priva da proteção divina por causa de suas más ações, em sua negligência ela se destrói sob o efeito do mal que ataca…” (Pai do Deserto – Pai Antônio, O Grande)

Maldicoes na vida financeira é possivel?

Não é tão incomum ouvir falar sobre doenças espirituais. Há alguns escritos pela internet e até mesmo livros sobre o assunto. Alguns abordando de forma mais ampla, outros abordando de forma superficial, e outros ainda de forma errônea e até mesmo anticatólicos.

O assunto é realmente vasto, daria para escrever um livro sobre isso. Mas o meu intuito será lançar algumas luzes sobre a realidade das doenças espirituais e o modo como tentar se livrar delas, mas diferentemente do que há atualmente escrito por aí.

Eu poderia, como a grande maioria dos escritos, recorrer a enumeração dos Pecados Capitais como forma de abordagem do assunto, o que não estaria errado, mas quero levá-lo a um passo anterior aos Pecados Capitais propriamente dito.

Doença espiritual é quando a alma está longe do divino

Logo, quando falamos de doença, remetemo-nos a algo que não está bem, a algo que está em mau funcionamento, que foi lesado, infectado!

Quando falamos sobre realidades espirituais, logo falamos de uma ação superior à nossa, atuando em nós ou através de nós! No fundo, o que chamamos de realidade espiritual é a forma como iremos nos “ligar” a Deus. Portanto, uma doença espiritual é um tipo de “infecção”, um tipo de dissociação, de rompimento do nosso ser com o ser de Deus. Uma pessoa que se encontra espiritualmente doente é uma pessoa que se encontra fora do organismo espiritual divino, lugar este – e só este – que poderemos nos santificar e salvar.

Uma pessoa que se encontra doente espiritualmente, com sua alma distante da Luz verdadeira, é uma alma que está propensa a muitas outras doenças, e até mesmo à morte definitiva!

Uma doença espiritual está ligada diretamente a um estado da alma em pecado grave!

Cuidado com as tentações

Aqui, eu não quero fazer menção diretamente aos Pecados Capitais, conceituá-los e coisas do tipo, mas quero falar diretamente sobre os espíritos demoníacos que agem incitando esses pecados, porque, no fundo, existem milhares de espíritos malignos “especializados” em cada um desses pecados capitais, e que estão observando os nossos movimentos e esperando o momento certo para nos tentar e fazer cair.

A primeira coisa importante para a prevenção de uma doença espiritual é saber que ela se inicia no campo das tentações. Se tem início no campo das tentações, é preciso atenção e um certo tipo de autoconhecimento, porque a tentação em geral percorre um caminho dentro do nosso interior antes de se tornar realmente um pecado. Então, isso provém de uma atitude espiritual desperta!

A imaginação pode ser usada para causar doenças espirituais

A segunda realidade para a qual eu quero chamar a sua atenção, e ainda podemos dizer que é uma ação preventiva e não corretiva, diz respeito também às tentações, porém, agora, de forma mais clara para nós mesmos, pois atingem diretamente os nossos pensamentos e nossa imaginação.

A imaginação é um dom de Deus, e sabemos que ela nos ajuda até mesmo a rezar, porém, se adulterada pelo demônio, ela pode se tornar um grande instrumento de queda e de doença espiritual! Isso porque ela é capaz de mexer com as nossas paixões e deixá-las completamente desordenadas! Por meio da imaginação, sobrevém-nos tantas fantasias, que logo nos percebemos cheios de ódios, ciúmes, invejas, traições, vinganças e tantas coisas mais, porque demos vazão a nossa imaginação.

O demônio, com a força da imaginação e das paixões, é capaz de, como num furioso redemoinho, levantar a mais densa sujeira que já estava assentada em nosso interior, obscurecendo a nossa inteligência, a nossa capacidade de escolher livremente e, por consequência, fazendo-nos cair em pecado e nos deixando doentes espiritualmente.

A imaginação nos leva às piores ilusões, às piores maquinações e malícias funestas! A imaginação manipulada pelo demônio é capaz de “atrofiar a nossa alma”.

Vontade corrompida

A terceira realidade que quero destacar como doença espiritual é a nossa vontade. E isso está muito ligado à questão da nossa imaginação. Uma imaginação dominada pelo demônio logo fará com que a nossa vontade também esteja submetida ao Mal, e uma uma vontade submetida ao Mal não só é capaz de fazer mal a si, como de causar o mal a outras pessoas. Para ser ainda mais claro: uma vontade controlada pelo demônio adoece a sua própria alma, e também é princípio de “contágio” a outras almas.

Percebida a doença espiritual, o que fazer?

Poderíamos partir de vários pressupostos, porém delongar-se-ia muito, então pretendo ensinar um caminho que, certamente, lhe será muito útil no livramento dessas doenças espirituais, principalmente se você percebeu que se trata de um ataque direto e forte do demônio à sua imaginação e à sua vontade:

Oração e meditação

Aqui, já quero deixar bem claro: Se você não tem vida de oração e não aprendeu a meditar (meditação cristã, nada relacionado a meditações orientais), será muito difícil você conseguir vencer essa luta e curar essa doença espiritual. Oração e meditação são a base da cura e da libertação, porque a estrutura central dessas doenças espirituais se passa na realidade espiritual.

As orações e as meditações precisam acontecer diariamente e, às vezes, mais de uma vez ao dia! Para cada doença, um tipo de tratamento! Mas jamais ficar sem rezar!

As orações podem ser diversas, mas, em geral, percebo que as mais eficazes contra essas realidades é o Santo Rosário, rezado de modo contemplativo realmente.

Pessoas com a imaginação pervertida pelo Mal precisam de uma renovação pelo Bem, e por isso a leitura da Palavra de Deus e da vida dos santos também será necessário, e de forma contínua.

Também escolha por uma vida mais voltada à penitência e às mortificações. Todas as sextas-feiras, faça o jejum e abstenha-se de carne. Será bom você escolher uma penitência de um período mais prolongado – talvez por um ano seja o essencial. Não se esqueça de que estamos falando de uma doença espiritual que o afasta de Deus e tem como princípio uma ação diabólica.

O poder da Eucaristia e da Confissão

Dois sacramentos que serão fundamentais neste processo de cura e de libertação: a Eucaristia e a Confissão. A Eucaristia, por meio da Santa Missa, se possível diariamente; se não, pelo menos aos domingos. E também a Eucaristia de modo adorada. Visitar uma Igreja uma ou duas vezes na semana, e ali se recolher diante de Jesus Eucarístico e rezar.

Esqueça “aparecer” a vontade de rezar! Certos demônios serão derrotados pela insistência e pela nossa fidelidade! Em relação à confissão, não permita que ultrapasse um mês. Será importante manter-se em estado de graça neste processo. Porém, se, no meio da jornada, você vier a cair em pecado mortal, mesmo que não tenha dado os 30 dias, procure um sacerdote e se confesse.

Na questão da meditação, o modo como fazer e o que fazer, há muitos livros que ensinam, vídeos e padres. Inclusive, o padre Paulo Ricardo tem vídeos excelentes falando do modo cristão de meditarmos. Mas é importante que, todos os dias, você medite um pouco.

Mas já reforço: sem uma constância na vida meditativa, você correrá o risco de viver em oscilações entre altos e baixos em relação às doenças espirituais, e nunca conseguir a cura definitiva!

O tempo do restabelecimento espiritual dependerá muito da profundidade na qual você se separou de Deus, e por isso adoeceu!

Mas a notícia é: o que seria difícil e até impossível para nós, é possível para Deus! Coragem! Comece hoje!

Deus abençoe você!

– Nos siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Católicos não devem obedecer a Nova Ordem Mundial, diz Cardeal Gerhard Müller.

2. Servidão voluntária

3. Não sejamos os nossos próprios ídolos!

 

Comments

comments