Cuidado com o relativismo se você se diz Católico!

O perigo do relativismo na modernidade

Cuidado quando você se diz Católico!

Quero trazer aqui uma breve reflexão dos tempos atuais que estamos vivendo. Me parece que estamos entrando em uma “nova era” do “cristianismo e do catolicismo,” onde tudo o que menos importa é de fato o Cristo e aquilo que Ele deixou através da Santa Igreja.
Tempos de internet, de acesso rápido a informações e por outro lado, informações superficiais espalhadas por ai, informações falsas…Tempos onde estamos vendo “especialistas” online por toda a parte. “Especialistas” em política, “especialistas” em história, em economia, em artes, em vida humana, em psicologia e em religião…
Parece-me que a internet, assim como as redes sociais, permitiram um tipo de democracia, – o que é bom –  mas esta democracia também acarretou que estes “especialistas” emergissem “do nada”, que era onde habitavam anteriormente.
Não sei se é mais engraçado ou triste, ver adolescentes que se dizem Católicos, que não viveram absolutamente nada da vida, que acabaram de “sair do leite materno”, se colocando em assuntos de grandes envergaduras. Acreditando que aquela sua opinião é a verdadeira, é a correta, é a que deve ser seguida! Aí de quem contrariá-los! Se acharão no direito de denegrir e se preciso for ofender o seu “opositor”, somente porque ele não concordou com tais idéias.
Mas o triste mesmo é vermos um “fenômeno” acontecendo entre os cristãos: de uma lado os relativistas, e de outro lado os moralistas. Realidades tão distintas que se convergem num ponto único, que é o perigo de desprezarem o Cristo!
Sobre o moralismo falarei em outro momento. Mas quero realmente trazer para a nossa reflexão pessoal, a questão do relativismo. Quando falamos em relativismo, estamos dizendo de uma certa corrente de pensamento que nega a existência de uma verdade absoluta, universal ou perene sobre determinadas realidades, ficando assim a mercê do indivíduo definir aquela realidade “à sua verdade”. O indivíduo se torna o padrão e a medida de todas as coisas que o cercam! E como o relativismo é destrutivo para o cristão!!
Isso porque o cristão que pensa desta forma, cairá certamente num tipo de sofismo, que é uma linha de pensamento da Filosofia grega, que defende a subjetividade da verdade. Isso quer dizer que o homem defenderá e acreditará nalguma realidade, conforme o seu modo de vê-la e experimentá-la.
Uma frase conhecida de um filósofo sofista grego chamado Protágoras, expressa bem o pensamento sofista:
“O homem é a medida de todas as coisas…”
Uma frase que se vivida realmente por algum indivíduo, logo o mesmo experimentará em sua alma uma profunda desilusão e tristeza!
Dante, na Divina Comédia, já definia o Inferno como o lugar “onde se pode o que se quer“…E ele tem razão em classificar desta forma o Inferno.

E este relativismo tem brotado nas redes sociais entre aqueles que se dizem Católicos! Estes “supostos Católicos” já não levam mais em consideração aquela tríade que constitui a base da Fé Católica, que é a Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério! O que estes “supostos Católicos” fazem é exprimir a sua opinião, os seus “achismos” e ponto final!
Há alguns dias atrás pude ver estes que se auto-intitulam por Católicos defendendo o movimento LGBT, defendendo a união homossexual e afirmando que “o que importava realmente era o amor, e que as pessoas são livres para fazer o que quiserem para serem felizes!!
Se este é o ponto de vista da pessoa, não podemos fazer nada, porque esta é livre em suas decisões e escolhas, naquilo que ela acha certo ou errado; porém, só não me saia por ai afirmando que se é Católico, porque não o é!
Aquele que de fato é Católico, esta OBRIGATORIAMENTE regido por leis e regras, e estas precisam estar claras e haver na pessoa o esforço em vive-las!
Mas certamente virão os relativistas e questionarão: “quer dizer que você não erra, não peca, ou fere alguma destas regras e leis?
É claro que nós Católicos não conseguimos viver na íntegra todas estas as realidades a qual estamos submetidos por regra; mas existindo em nós a consciência daquela verdade apresentada, nós deveremos lutar até o sangue para vivencia-lá. E lutaremos não somente pela obrigação de cumpri-lá, mas lutaremos por amor! Porque sabemos que por detrás de todo o “código de conduta“, de todas as leis que a Igreja nos oferece, há uma promessa de amor e felicidade para o ser humano, e no findar da vida uma Eternidade plena com Deus!

O antídoto para este relativismo esta no conhecimento e na Graça! Porque certamente alguns podem falhar por falta da compreensão de um todo que cerca a doutrina Católica, e isso é entendível. Mas com humildade, estes ouvem as correções, buscam a verdade, e se colocam novamente no caminho correto.
O problema está nos “relativistas inveterados”, e estes sim correm o grande risco de abandonarem o Cristo e a sua Igreja. Porque engessaram seus pensamentos, os contaminaram com o auto-referencialismo, e isso não permitirá que Cristo possa lhes “convencer” sobre A Verdade!

São realmente tempos maus, tempos estranhos! Tempos em que as pessoas pensam que o Catolicismo é um rótulo que pode ser aplicado a si mesmo para não se destoar muito daquelas pessoas que estão mais próximas à nós! Mas o Católico é aquele que quer se configurar ao Cristo, e isso será defendido com a própria vida se necessário for!

Se você não tem a segurança doutrinal para abordar determinado assunto, não o faça! Estude, leia, reze, busque a ajuda de pessoas mais experientes; só não saia dando suas opiniões por ai e depois se auto-entitulando como Católico!

Deus abençoe você!

– Nos siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Por onde caminhar?

2. Afaste-se de quem te afasta de Deus!

3. O caminho da Tentação

Danilo Gesualdo é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista (SP).
Para contato, envie-me um e-mail para:
livresdetodomal@cancaonova.com

 

Comments

comments