Coronavírus x Eucaristia

Estou sem a Eucaristia! E agora?

Não podemos receber Jesus Eucarístico! E agora?

Todos nós já sabemos o que o mundo esta vivendo por conta desta realidade do Coronavírus. Não vou ficar me adentrando em realidades técnicas e estatísticas, pois não estou aqui como repórter para atualizar o povo sobre esta realidade.

Quero trazer uma breve reflexão sobre as decisões que foram tomadas em praticamente todas as Dioceses do Brasil sobre a proibição da participação dos fiéis Católicos nas Celebrações da Eucaristia, assim como a liberação do preceito dominical do fiel participar da Santa Missa. Quer dizer, isso não foi somente no Brasil, mas em grande parte do mundo, inclusive no próprio Vaticano, onde o Papa Francisco já está á algumas semanas celebrando à portas fechadas.

Após os Bispos terem decretado estas realidades em suas Dioceses, e as Igrejas terem suas portas fechadas; me parece que o povo Católico saiu de um tipo de “transe”!
Foi como que se muitos Católicos estivessem anestesiados; é serio mesmo! Por conta das minhas redes sociais, recebi diversos relatos de pessoas que de repente se atentaram para a dura realidade: nunca valorizaram como deviam a Santa Eucaristia!
No peito destas pessoas, iniciou-se um processo de dor, de reflexão; em alguns até mesmo de perplexidade contra a Igreja!!

Confesso que quando o decreto chegou á minha Diocese, meu coração apertou de verdade! Foi uma dor pensar que tantos e tantos Católicos ficariam sem a Eucaristia. Muitos destes Católicos tinham uma vida fervorosa, de Eucaristia diária, e de repente, agora não terão acesso…Pensei na minha família, que dependem de uma paróquia, de um sacerdote…
Confesso que na hora esta situação me angustiou um pouco. Fui rezar…
Sai do meu momento de Oração pessoal com o meu coração modificado, esperançoso!

A primeira realidade que partilho com você: seja obediente! Não tenha medo de obedecer o seu Pastor, o seu Bispo, neste momento! Não fique ouvindo teorias da conspiração por aí; somente obedeça!
Neste momento, foi a decisão mais acertada a tomada pelos nossos Bispos, é necessário este tempo de quarentena a todos nós para que o vírus não se dissemine mais ainda, e se perca o controle geral. Lembremo-nos que o primeiro pecado da história da humanidade foi a desobediência; e não nos esqueçamos o que nos ensina Santa Faustina em seu diário (939):
“O demônio pode ocultar-se até sob o manto da humildade, mas não sabe vestir o manto da obediência.”

Depois, Deus deixou uma certeza em meu coração: Será um tempo de grandes conversões! Pois muitos corações foram acordados deste “torpor espiritual” que viviam em relação à Eucaristia, que os levavam a viver de qualquer maneira as Celebrações das Santas Missas, que os faziam não se importar em visitar Jesus no Sacrário de uma Igreja, que comungavam de qualquer jeito; até mesmo em Pecado Mortal
Quantas pessoas ao receberem a notícia que não poderiam mais ir à missa, se lembraram daquele sacerdote velhinho que celebrava todos os dias perto de suas casas e que elas não estavam nem ai para ele…Preferiam até mesmo “faltar”á missa, do que participar da missa com aquele sacerdote!
Os corações sentirão saudades do “sabor do Céu“, e seus corações não serão mais os mesmos!
Tenho certeza de quando toda essa realidade se acalmar, os corações se voltarão de forma mais digna à Eucaristia! Jesus será ainda mais amado na Eucaristia!

Assim também deve acontecer com o Sacramento da Confissão! Muitas Igrejas pararam de atender as Confissões dos fiéis neste tempo! Não sabemos quando retornará ao normal esta realidade…E mais uma vez os corações sentiram a dor de tantas vezes terem desprezado as Confissões! Quantos se perceberam que fazia tempo em que não se confessava?! Quantos que vinham postergando suas confissões para depois, e quando perceberam, já não conseguiram mais?!
Isso é muito sério! Mas também será lindo! Lindo porque muitos já se arrependeram, e se pudessem fariam tudo diferente!

Jesus deixou uma certeza em meu coração: Passaremos por estas tribulações obedientes a Santa Igreja, afastados de certa forma da Eucaristia e da Confissão; mas depois deste tempo de deserto; a Igreja de Jesus, viverá no Mundo inteiro um grande derramamento do Espírito Santo entre as nações! Escrevam e anotem o que eu estou dizendo:
Após este período de deserto que a Igreja no mundo esta passando por conta do afastamento da Eucaristia e das Confissões; os corações se arrependerão verdadeiramente, voltarão à Cristo e a Sua Igreja; e um grande Pentecostes acontecerá novamente no Mundo!!!

Se eu acredito que vivemos já os “inícios das dores” que nos remete aos finais dos tempos?

Essa foi a pergunta que mais se repetiu nas perguntas do meu Instagram!
Deixa eu ser sincero: Acredito que os finais do tempo esta bem á nossa porta; mas não acredito que este ainda seja o “início das dores.”
Penso que o início já será bem pior que isso! Pronto, esse é um outro tema, que em outro momento podemos conversar!

O que fazer neste tempo sem a Missa e sem as Confissões?

Não vamos ficar inventando moda; essa é a primeira coisa!
O que de verdade eu tenho recomendado às pessoas que tem me perguntado isso é: Rezem o Rosário todos os dias! Vocês se recordam das promessas que a Virgem Maria faz a quem reza o Rosário de forma constante? Vou deixar aqui o link do artigo que escrevi sobre as promessas que ela fez…
Acredito que o Rosário é uma grande fonte de alimento espiritual para nossa alma!
Posteriormente, estamos no tempo da Quaresma, então, nada melhor do que rezarmos diante do Crucificado, Rezarmos a Via-Sacra em família…
Temos a Palavra de Deus que deve ser lida e meditada todos os dias!
E graças a Deus temos muitos meios de comunicações Católicos que já começaram a transmitir as missas diariamente pela TV, Radio e Internet.
Não podemos nos esquecer de todas as noites fazermos a nossa revisão de vida. Pararmos antes de dormir, revermos como foi o nosso dia, pedir perdão a Deus pelo que deveríamos ter feito e não fizemos; e o que deveríamos ser, e não fomos…
Reforço mais uma vez: Rezem o Rosário todos os dias!

Eu me uno ao coração de cada um de vocês, e me comprometo colocar todos àqueles que estão afastados da Eucaristia, nas Santas Missas em que eu participar!
A nossa Igreja é linda! Os templos foram fechados, mas a Igreja esta “aberta” e viva; e em cada Eucaristia celebrada por todos os Sacerdotes no mundo, com as portas das Igrejas fechadas, ali naquele altar, está eu e você!

Deus o abençoe!

– Nos siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. As promessas de Nossa Senhora aos que rezarem o Rosário

2. A força do Rosário contra os demônios

3. Minha vida precisa mudar

—————————————————————————————

Danilo Gesualdo é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação.
Para contato, envie-me um e-mail para:
livresdetodomal@cancaonova.com

 

Comments

comments