Mortificação

A mortificação no processo de Libertação - Parte 2

A mortificação no processo de Libertação.

Entendemos que a mortificação tem como finalidade a nossa união mais perfeita para com Deus, nos ajudando em nosso caminho de Perfeição e Salvação.
Mortificamo-nos para nos elevar, deixamos os bens materiais para possuir os espirituais, renunciamos a nós mesmos para possuir a Deus, lutamos para gozar da verdadeira paz; e morremos para viver a plenitude de vida que Cristo nos oferece!

Assim foi dito na primeira parte deste artigo sobre a mortificação.

MORTIFICAÇÃO PARA NOSSA SALVAÇÃO

É interessante levarmos em conta a realidade da mortificação para nossa salvação. Eu, particularmente, nunca pensado nisso com maior profundidade, e quem me iluminou sobre isso foi o Padre e Teólogo, Adolphe Tanquerey.

Existem mortificações que são realmente necessárias para a nossa salvação, entendido que, se não a fizermos poderemos nos expor a determinados pecados e estes poderão ser a causa da nossa condenação.
Entenda: Jesus é muito duro quando fala em determinados pecados sobre a castidade, podendo estes nos colocar em situações de Pecado Mortal. Paulo, em suas cartas, também diz de pecados que podem nos privar do céu, e muitos pecados daqueles que Paulo cita, poderiam ser enfraquecidos e vencidos por meio de mortificações.
Jesus diz que “todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério em seu coração…(Mt 5, 28). Entenda que, os olhares que procedem de tal pessoa, somado a malícia do coração, colocam a pessoa em uma situação de pecado grave, o adultério. Paulo, em Coríntios, afirma que os adúlteros não herdarão o Reino de Deus.
Isso é sério, pois, uma pessoa que anda por estes caminhos, está colocando em risco a sua salvação.
Assim também, é o caso da gravidade do pecado do “olhar” quando Jesus diz: “Se o teu olho te fizer pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo ser jogado no inferno“. (Mt 5, 29).
É claro que aqui, Jesus não está incentivando a mutilação dos nossos membros, mas ele está chamando a atenção para a seriedade do pecado mortal.

Paulo, em Romanos, afirma que se vivermos segundo a carne, haveremos de morrer, mas, se pelo Espírito nós mortificarmos as obras da carne, nós viveremos.
O demônio é muito astuto em nos escravizar pelas obras da carne, pois, por meio delas, lentamente ele vai conseguindo nos afundar em terrenos mais arenosos e perigosos. Os pecados da carne tendem sempre a nos arrastar para outros pecados da carne, nos lançando em ciclos viciosos.
É por isso que temos uma absoluta necessidade de reprimirmos esses movimentos da carne e das paixões desordenadas, para não nos deixarmos escravizar por elas, colocando em risco a nossa salvação.

Sem a mortificação, logo cairemos em pecados mortais! Pois, a eficácia das armas contra essas inclinações pecaminosas, depende do modo como as contrariamos; logo, como mortificamos a nossa carne quando ela decide se rebelar contra nós!
A nossa carne, pode se rebelar por conta da própria concupiscência que existe em nós, mas, a nossa carne também pode se rebelar por conta da ação do demônio, que quer nos matar e nos afastar de Deus!
Se falharmos em nossas mortificações, não tardaremos em experimentar a rebelião da carne contra nós!

Pessoas que se envolveram em realidades espíritas, consultaram bruxos, feiticeiros, “pais de santo“, ou ainda, participaram de sessões na qual incorporaram entidades espirituais, todas essas, quando abandonam tais práticas, sofrem uma realidade de “vingança” do demônio. Não precisamos temer a isso! Mas é claro que o demônio, não quererá perder aqueles que um dia “confiaram” nele, e por isso, costuma atacar essas pessoas por meio de vícios e doenças.
É por isso que a mortificação se faz ainda mais necessária nos casos de pessoas que de algum modo passaram pela experiência do contato com o espiritismo!
Os vícios, os pecados, as paixões desordenadas, querem ‘ferir’o nosso progresso espiritual, querem lançar um tipo de ‘veneno paralisante‘ sobre o nosso caminho com Deus! É preciso que além das nossas orações, da nossa busca por uma vida sacramental, é também necessário uma escolha pelo caminho da mortificação!

Todos os santos passaram pela via da mortificação! Isso porque, ‘matar’ a ação da carne em nós é um processo que leva certo tempo!
Num próximo artigo, trarei as formas de mortificações que podemos fazer para crescermos e ascendermos em nossa vida espiritual!

Deus abençoe você!
– Me siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. Pecados Capitais: A Luxúria

2. 150 razões porque abandonei o protestantismo e me tornei Católico

3. Deus ouve a Oração de uma pessoa em Pecado Mortal?

4.  Posso usar qualquer tipo de pão e vinho na Santa Missa?

Comments

comments